Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

10 – Mãe gemente, modelo de pureza

 

 

Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe, durante a noite, e partiu para o Egito... (Mt 2,14).

A Virgem dolorosa nos ensina a fugir de tudo o que ofende a Deus e que atrapalha nossa união com Ele.

A Mãe sofredora fugiu para o Egito, terra distante, para nos ensinar que, quando se trata de defender a presença de Deus em nós, não devemos medir esforços... porque Nosso Senhor vale mais do que todos os tesouros e pérolas desse mundo.

A Mãe gemente e aflita estreitou o Menino Jesus em seus braços e fugiu para o Egito para defendê-Lo dos inimigos. Ela nos ensina que o mundo é um deserto e que estamos nele como peregrinos. Essa vida é uma peregrinação; por isso, devemos caminhar sempre com Jesus no coração.

A Mãe da soledade fugiu durante a noite para nos ensinar que não devemos escolher horário para fugir dos inimigos que lutam para “destruir” a presença de Deus em nós.

Ó Mãe querida das dores, o seu materno coração é o refúgio seguro da nossa pobre alma.

Unidos ao seu coração, forte e convicto, nos sentimos fortalecidos e com coragem para enfrentarmos todas as tempestades da vida caminhando sobre brasas e espinhos.

O seu coração, ó Mãe das dores, é uma fonte onde bebemos dos seus exemplos... dessa fonte saem virtudes que enriquecem nossa alma.

No coração da Mãe das dores encontramos a verdadeira paz. Nada nesse mundo deve nos afastar do coração dessa boa Mãe sofredora.

Ó coração doloroso de Maria Santíssima, tu és o berço onde nossa pobre e angustiada alma repousa; fora dele só encontramos falsidade e traição.

Ó Mãe sofredora e fonte das lágrimas, te entregamos nosso coração. Por piedade, Senhora do Calvário, protegei-nos e fazei que sejamos seus filhos fiéis... nada nos interessa a não ser mergulhar em suas dores para aprender a suportar tudo com paciência e amor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-Go, 13 de fevereiro de 1999