Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

11 – Mãe das lágrimas, conselheira sincera

 

 

Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe... (Jo 19,25).

A Mãe lacrimosa nos ensina a não buscarmos consolo nas criaturas, mas somente em Jesus Cristo; porque Ele é a fonte da verdadeira alegria, da paz e do verdadeiro consolo.

Nossa Senhora das Dores, mesmo com o coração transpassado, não buscou consolo nos homens, mas permaneceu perto da cruz onde o seu querido Jesus estava crucificado... não quis outro consolo senão o do seu Filho.

Ó Santíssima Virgem, Mãe crucificada e fonte das lágrimas, a Senhora só buscou o consolo em Jesus Cristo porque Ele é verdade e segurança... fora d’Ele, ó minha dulcíssima Rainha, tudo é fingimento, traição, frieza e indiferença.

Queremos seguir o vosso exemplo, ó Mãe dolorosa, jamais apoiaremos ou buscaremos consolo nas criaturas, mas somente em Deus; porque n’Ele encontraremos segurança.

A Mãe sofredora nos ensina a buscarmos consolo somente em Cristo Jesus e fugir das criaturas; porque, quem busca consolo nos homens entra no “jogo” do demônio e esfria o coração.

A Virgem dolorosa nos ensina que em Jesus crucificado encontramos o verdadeiro consolo... que é no Calvário, neste monte santo, que o devoto de Cristo crucificado encontra paz e tranquilidade.

É melhor viver só com Jesus e ser consolado, do que possuir muitos amigos e ser traído e ridicularizado pelos mesmos.

Aquele que busca o consolo dos homens e despreza a amizade com Jesus Cristo está fora do caminho da salvação e jamais sentirá a verdadeira paz.

A Mãe das dores nos ensina a sairmos da planície do comodismo e a subirmos o monte do sacrifício e da renúncia; porque nesse monte encontramos o consolador da nossa alma e sentimos a proteção e o apoio do verdadeiro Amigo.

O exemplo da Mãe lacrimosa nos enche de ânimo e coragem para permanecermos ao pé da cruz junto a Jesus crucificado.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-GO, 20 de fevereiro de 1999