Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

18 – Mãe dolorosa, exemplo de firmeza

 

 

A Mãe dolorosa, na fuga para o Egito, enfrentou um grande perigo no deserto: ladrões. Mesmo assim, a Mãe sofredora não voltou atrás nem se acomodou, mas com o coração forte e firme continuou a viagem.

No “deserto” da vida passamos também por esse perigo. Existem “ladrões” furiosos que sentem inveja e ódio do nosso progresso espiritual; os mesmos usam de todas as armas para impedir o nosso crescimento na santidade.

Esses “ladrões” trabalham continuamente para roubar o tesouro mais precioso que levamos conosco nessa viagem: a graça santificante.

O mundo é um desses “ladrões” que olha com maus olhos o nosso progresso espiritual. Ele se assemelha a um monstro furioso que vomita todo o ódio contra os seguidores de Jesus Cristo. Quem permanecer unido à Mãe das dores sairá vencedor, porque ela protege e ampara quem conta com o seu auxílio.

O mundo não olha com simpatia para o filho fiel de Nossa Senhora das Dores que caminha pelo “deserto” desse mundo rumo à santidade. Ele, “ladrão” furioso e assassino das almas, arma suas ciladas para tentar impedir esse progresso espiritual, porque ... suas obras são más (Jo 7,7).

Jesus Cristo disse: Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo, o mundo, por isso, vos odeia (Jo 15,19).

O filho da Mãe das lágrimas é perseguido pelo mundo, porque não pertence mais ao seu barulho nem ao crime; mas anda sob a proteção materna da Virgem do Calvário e, por isso, é odiado pelo mundo.

Na viagem pelo “deserto” da vida, o filho fiel permanece de pé, porque se apóia na Mãe sofredora, amiga cuidadosa e zelosa. Essa boa Mãe o protege da falsa amizade do mundo que não agrada a Deus: Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus (Tg 4,4).

O mundo, “pescador” furioso e cheio de ódio, lança suas redes para apanhar o filho fiel da Mãe dolorosa, mas a sua pescaria fica em vão, porque a Mãe dolorosa ensina o caminho certo por onde seu filho deve passar: Quem te ama, ó Maria, caminha seguro... (Servo de Deus Eduardo Poppe).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-GO, 11 de março de 2000