Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

35 – Senhora das dores, mãe amorosa

 

 

Quando a Santíssima Virgem descobriu que o Menino Jesus não estava com ela não quis seguir viagem, mas foi procurá-Lo com o coração cheio de angústia; ela estava sempre com Ele, agora o seu adorável Filho está ausente: Estava acostumada à contínua alegria da dulcíssima presença de seu Jesus, e eis que agora o perde em Jerusalém e dele se vê longe, durante três dias (Santo Afonso Maria de Ligório).

O amor da Mãe das dores por Jesus Cristo era imenso e verdadeiro; seu coração carinhoso palpitava de amor pelo Salvador da humanidade... ela então O procurou com perseverança: Meu Filho, dize-me onde estás, a fim de que eu cesse de errar à sua procura, em vão (Idem.).

Já se fazia doze anos que a Santíssima Virgem estava unida ao Menino Deus. O amor entre Mãe e Filho era imenso... um oceano de alegria e paz. O carinho de Nossa Senhora por Jesus era imenso; e Ele, Filho adorável e amado, pagava carinho com carinho... amor com amor.

Ó Mãe das dores, queremos seguir o vosso exemplo, não queremos viver sem Jesus. Aquele que viveu perto da Luz Eterna não consegue mais viver nas trevas... quem encontrou a face adorável de Jesus Cristo não consegue ficar longe dela.

Nada nos impedirá de vivermos unidos ao nosso Amor Eterno; somente Ele satisfaz um coração tão amargurado e vazio.

Devemos fugir de tudo aquilo que não agrada ao doce Senhor. O que o mundo poderá oferecer-nos? Nada! O que a amizade com as criaturas nos oferece? Só angústia e traição! Somente em Jesus Cristo encontramos tudo... somente o seu amor enche nossa alma de felicidade. Então é preciso buscá-Lo continuamente sem desanimar.

É grande loucura continuar a viagem sem a presença de Deus na alma; porque a vida é curta e a morte não avisa. É preciso estar sempre com Jesus Cristo, Ele é a luz que ilumina os nossos passos... quem caminha sem essa luz mergulha nas trevas.

Como é triste ver pessoas vivendo longe de Jesus Cristo... continuando a viagem da vida sem a presença do Amor Eterno. Estas pessoas são loucas e estúpidas... vivem errantes engordando o demônio na alma sem nenhuma preocupação.

A Mãe dolorosa passou noites em claro preocupada com o Menino Deus: A aflita Mãe não dormiu naquelas noites, passando-as em pranto e rogos para que Deus a fizesse achar o Filho(Pelbarto). Enquanto que muitos infelizes, que se gabam de ser cristãos e filhos de Nossa Senhora, vivem em pecado e sorridentes. Esses, ao invés sorrirem, deveriam bater no peito e buscar com zelo a graça de Deus através de uma confissão bem feita.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-Go, 08 de março de 2003