Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

36 – Mãe dolorosa, exemplo de zelo

 

 

A Santa Mãe dolorosa, quando percebeu que o seu divino Filho não estava na caravana, não quis continuar a viagem, mas voltou apressadamente para Jerusalém mergulhada num mar de aflição.

Ela procurou o seu amado Filho entre parentes e conhecidos... bateu na porta de várias casas e, por fim, foi encontrá-Lo no templo discutindo com os doutores.

Nessa dor da Santíssima Virgem encontramos várias mensagens; mas, a que mais chama a nossa atenção é a sua perseverança na luta para encontrar o Menino Deus.

Assim que a Virgem percebeu a ausência do Menino, não pensou se valeria ou não a pena procurá-Lo; mas saiu imediatamente à sua procura.

Precisamos aprender da Mãe das dores essa lição: estar sempre à procura de Jesus Cristo... trabalhar para crescer espiritualmente e jamais dizer basta. O nosso coração deve estar sempre sedento do Amor Eterno e Infinito.

As negativas que a Santíssima Virgem ouviu nas casas e pelo caminho durante os três dias não a desanimou; pelo contrário, fez com que a mesma aumentasse os passos e O procurasse com mais fervor e dedicação.

A perseverança da Mãe das dores nos deixa maravilhados e cheios de entusiasmo. Ela não descansou enquanto não O encontrou... a luta foi grande e as lágrimas abundantes; porque o seu amor por Jesus estava acima de tudo.

Precisamos aprender da Mãe lacrimosa a virtude da perseverança.

Muitas pessoas perdem a Jesus cometendo a desgraça do pecado mortal... tentam procurá-Lo e desanimam diante da primeira dificuldade: ou é um amigo que tenta desanimá-las falando mal da confissão, ou o demônio que trabalha para desviá-las do caminho do tribunal do perdão... por fim, ficam acomodadas engordando o demônio em suas almas.

É preciso perseverar até encontrar o Senhor... nada de corpo mole ou desânimo... de pessimismo ou preguiça. Jesus Cristo é o tesouro precioso e riqueza infinita... quem vive longe d’Ele morre pobre espiritualmente.

A Mãe das lágrimas procurou Jesus durante três dias, e entre lágrimas e soluços, O encontrou... O encontrou porque foi perseverante na busca.

A maior desgraça que pode acontecer na vida de uma pessoa é cometer o pecado grave e se acomodar. Para essa pessoa, de que adiantou todos os anos vividos na graça santificante? De que valeu todo esforço e trabalho? Não basta ser santo durante um tempo, mas é preciso perseverar até o fim.

Ó Santa Mãe dolorosa, ajude-nos a perseverar no caminho da salvação... se desanimarmos na luta, coloca força e fervor em nosso coração.

Querida Senhora, queremos estar sempre unidos a Jesus Cristo. Ele é o grande Amigo... sem Ele o nosso coração se transforma em um deserto árido e cheio de feras.

Sabemos muito bem que não progredir é regredir... e que a inconstância já levou a muitos para o abismo eterno; por isso, andaremos sempre sem desanimar.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-Go, 15 de março de 2003