Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

37 – Senhora do calvário, Mãe dos órfãos

 

 

Eles tomaram então o corpo de Jesus e o envolveram em panos de linho com os aromas, como os judeus costumam sepultar. Havia um jardim, no lugar onde ele fora crucificado e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém fora ainda colocado. Ali, então, por causa da preparação dos judeus e porque o sepulcro estava perto, eles depositaram Jesus (Jo 19,40-42).

Um coração apaixonado por Cristo Jesus sofre ao ficar longe d’Ele. O coração da Mãe dolorosa estava sempre unido ao Coração Santíssimo de Jesus Cristo; por isso, a dor da separação foi muito grande... um mar de amargura. No sepultamento de Jesus Cristo, o coração de Maria Santíssima tremia de dor; porque aquele Coração tão amado por ela estava sendo sepultado.

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: A Mãe Santíssima vira o Filho morrer na cruz, recebera-O depois de morto, e agora se vê obrigada a deixá-Lo finalmente no sepulcro, para não mais gozar de sua amável presença. Qual é o coração que não sente a separação de uma pessoa amada? A Santíssima Virgem sofreu e sentiu muito essa separação. Ela, a querida ovelhinha, sempre fora apaixonada pelo Cordeiro Imaculado. Cuidou d’Ele quando era criancinha, O acompanhou na adolescência e na juventude... o seu Coração sempre esteve unido ao d’Ele. Na vida pública sempre esteve presente, principalmente no Calvário; e agora, deverá separar-se d’Ele ficando assim na mais completa viuvez.

Hoje, no sepultamento de um filho, muitos pais pedem a morte e até se jogam dentro do túmulo... a revolta toma conta deles e chegam a blasfemar contra Deus. Está claro que são pessoas infiéis e vazias.

Com Maria Santíssima não foi assim. Ela perdeu o seu tesouro, mas não se revoltou... não ficou reclamando da vida... sofria e amava em silêncio.

Nossa Senhora, no Calvário, assistiu todo o sofrimento de Jesus... porém,  Ele estava presente. Quando o seu Santíssimo Corpo foi descido da cruz, ela O recebeu em seus braços... mas agora tudo é diferente: Ele foi colocado no sepulcro... não dá para tocá-Lo ou contemplá-Lo.

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: Forma-se o cortejo fúnebre e os discípulos acompanham-no juntamente com as santas mulheres. Entre as últimas, caminha a Mãe Dolorosa, levando também ela o Filho à sepultura.

A Virgem Maria mostrou a sua fortaleza em tudo... também no sepultamento de Jesus Cristo. O seu Coração Imaculado estava cheio de dores, mas de seus lábios não saiam palavras de reclamação.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-Go, 19 de abril de 2003