Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

38 – Virgem dolorosa, consolo para os religiosos

 

 

O religioso do Instituto deve seguir radicalmente os passos da Virgem dolorosa.

Maria Santíssima, criatura pura e sem pecado, é chamada Rainha dos Mártires; sua vida foi um mar de sofrimentos... ela suportou tudo com paciência e perseverança.

O religioso deve beber dessa fonte para suportar, com amor, todas as cruzes da vida.

Hoje, infelizmente, muitos religiosos estão abandonando a vocação... até bispos; é sinal que não suportaram as provações da vida... certamente levaram uma vida cômoda no postulantado, noviciado... e agora não conseguem subir o morro das provações. Se esses pobres infiéis tivessem mergulhado nos sofrimentos de Maria Santíssima, com certeza teriam forças para lutar e perseverar até o fim.

A vida exemplar da Virgem Maria diante dos sofrimentos deve nos encher de forças para chegar à meta desejada. Aquele que carrega em seu coração os sofrimentos da Mãe dolorosa jamais abandonará a vocação.

Quando alguém pedir para ingressar no nosso Instituto devemos mostrar-lhe imediatamente o Calvário dizendo-lhe: ‑ nesse Calvário existe uma Virgem que nunca pecou e que sofreu durante toda a vida; aquele que quiser pertencer a este Instituto deve imitá-la vivendo no Calvário.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 17 de janeiro de 2004