Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

39 – Mãe amarguradíssima, exemplo de confiança

 

 

Na hora do desprezo da cruz, Nossa Senhora está lá, perto do seu Filho, decidida a correr a sua mesma sorte (São Josemaría Escrivá).

A Mãe dolorosa é um exemplo extraordinário de fidelidade a Nosso Senhor. Aquela que deu à luz o Filho de Deus, que cuidou d’Ele na vida oculta e que O acompanhou durante a vida pública, continuou unida a Ele no Calvário.

Quando um coração é fiel a Deus, nenhum sofrimento consegue quebrar essa fidelidade. A dor que a Santíssima Virgem sofria era grande, mas o seu amor por  Nosso Senhor era maior... a espada de dor não diminuiu o seu amor por Jesus; pelo contrário, o fez crescer.

A Mãe das dores estava pronta para sofrer tudo o que o seu querido Filho sofreu... ela era apaixonada por Nosso Senhor e derramaria, por Ele, o próprio sangue se preciso fosse.

A Santíssima Virgem nos ensina que é no Calvário e nas dificuldades da vida que mostramos a nossa fidelidade ao Senhor. Ela mostra que a fidelidade consiste, caso seja necessário, em derramar o próprio sangue por amor a Nosso Senhor. É preciso mostrar a fidelidade com a vida e não somente com palavras.

A Santíssima Virgem não temeu o povo judeu nem os soldados romanos... mas ficou ao pé da cruz contemplando o seu amado Jesus.

Para seguir o exemplo da Mãe das dores não devemos agir com respeito humano nem com covardia; devemos estar sempre unidos a Cristo, mesmo quando o mundo vomitar todo o seu ódio contra nós.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 24 de janeiro de 2004