Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

44 – Maria Santíssima, modelo de conformidade

 

 

A Virgem acompanhou seu divino Filho à sepultura.

A Mãe dolorosa acompanhou tudo em silêncio: nenhuma palavra de censura contra os judeus... nenhuma crítica ou ameaça contra os carrascos que crucificaram a Nosso Senhor; ela acompanhou o sepultamento de Jesus Cristo mergulhada em um mar de sofrimento, mas conformada com tudo.

Aprendamos com a Virgem das dores a calar diante dos sofrimentos e abrir o coração para aceitar a vontade de Deus. Às vezes não entendemos certos acontecimentos... então é preciso agir com fé e confiança em Deus.

O coração inocente e imaculado da Santíssima Virgem estava transbordando de amargura porque estava na mais desolada viuvez. Não se desesperou; sua fé foi maior do que todos os sofrimentos.

Maria Santíssima acompanhou o sepultamento de Jesus Cristo com o coração cheio de dor; mas na alma possuía uma fé viva e grande esperança na ressurreição de Nosso Senhor. Ela tinha certeza que depois de tanta escuridão a luz brilharia mais forte; e que o caminho percorrido com sofrimento e lágrimas seria percorrido, depois da ressurreição, com alegria e paz.

Quando somos provados e tudo se escurece no nosso caminho, não podemos nos desesperar nem desanimar. É preciso confiar na graça de Deus e na recompensa que Ele dará para quem perseverar até o fim.

No momento do sepultamento, que é um dos mais dolorosos, a Mãe das dores não se afastou... contemplava com fortaleza a face de Nosso Senhor... permanecia firme.

Quando estivermos passando por dificuldades, quando todas as portas estiverem fechadas, quando tudo for escuridão... olhemos para Nosso Senhor e façamos com fervor um ato de amor e adoração... isso bastará para nos fortalecer e continuarmos a lutar.

Ó Mãe dolorosa, o seu exemplo de fortaleza e de amor enche nossa alma de entusiasmo e fervor. Queremos caminhar sempre unidos a ti, ó Santa Mãe; porque assim aprendemos do seu doce coração a lutar e obter vitória.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 28 de fevereiro de 2004