Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

49 – Mãe das dores, segurança total

 

 

Ó Maria Santíssima, como nos sentimos seguros e fortes vivendo unidos a ti no Monte Calvário. Tu és aquela mulher forte a quem seguimos, junto a ti não tememos o inimigo; pelo contrário, o enfrentamos com coragem e perseverança.

Mãe Querida, jamais desceremos do Calvário; ele é joia raríssima; não importa a força dos “ventos” das perseguições, os “raios” das críticas, a “tempestade” das calúnias… se estamos unidos a ti, enfrentamos tudo com paciência e amor: “A paciência é virtude tão agradável a vós, ó Deus, e tão necessária à salvação, que, sem ela, não podemos contentar-vos nem receber o fruto de nossos trabalhos por vós permitidos para salvação nossa” (Santa Catarina de Sena, Epistolário 355).

Senhora das Dores, existem certas situações difíceis que se resolvem com rapidez, enquanto que outras se prolongam por anos e anos… e não se vê nem sombra de resolução; e é justamente em ti que se deve buscar força e exemplo para carregar a cruz com paciência e confiança, até que tudo seja resolvido segundo a vontade de Deus: “Não se encontram na vida apenas dificuldades que, com certa coragem, podemos superar de uma vez para sempre; muito frequentemente trata-se de tribulações físicas ou morais, penosas situações de ambiente a que nos é impossível subtrair e que temos de suportar com paciência, até que Deus disponha o contrário” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina, 299, 1).

A vossa vida foi um contínuo martírio, sois a Rainha dos Mártires, e no meio desse mar de sofrimentos a Senhora nunca desanimou ou se revoltou, mas entregou tudo nas mãos do Deus Altíssimo que sabe o que faz.

Ó Maria, como é seguro viver unido a ti, quanta felicidade sentimos em te pertencer, em saber que tu és aquela Mãe forte que nos protege dia e noite contra os inimigos visíveis e invisíveis.

Santíssima Virgem, tu sofrestes muito durante a vida, queremos que a Senhora seja a nossa professora… coloque-nos em seu Coração Imaculado e ensina-nos a aceitar e a valorizar o sofrimento.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 05 de agosto de 2006