Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

50 – Virgem sofredora, zelosa e cheia de amor

 

 

Ó Virgem Santíssima, a Senhora sofreu muito com a perda de Jesus Cristo no templo; o vosso Coração não conseguia ficar longe do Amor Eterno, e então se pôs a procurá-lo por entre conhecidos e parentes.

Ó Senhora, o que fazia o Doce Menino no templo? “… empregou aqueles três dias em promover a glória de seu Eterno Pai com jejuns, vigílias, orações e em assistir aos sacrifícios que eram outras tantas figuras do seu próprio sacrifício da Cruz” (Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações).

Ó Querida Mãe, veja que Ele não estava ocioso, e sim, ocupado com as coisas do alto, ocupando bem o tempo com aquilo que edifica.

Mas, Bendita Mãe, se Ele estava longe do seu amor maternal, quem dava-lhe de comer e onde o mesmo dormia? “Para ter algum alimento, foi-lhe mister pedi-lo por esmola, e para descansar, não tinha outro leito senão a terra nua” (São Bernardo de Claraval).

Ó Mãe Dolorosa, o vosso Coração ficou, por três dias, mergulhado em um oceano de dor… e o mesmo só voltou à tranquilidade, depois que encontrara o Amado Menino.

Ó Mãe do Belo Amor, Nosso Senhor se deixa encontrar por quem o busca com perseverança e amor; a Senhora o procurou com zelo, e o encontrou no templo entre os doutores.

Ó Senhora, ajude-nos a buscar continuamente a Jesus Cristo, a buscá-lo com zelo, fé e alegria; que nada nos impeça de buscá-lo, porque somente Ele é capaz de saciar a nossa alma imortal.

Ó Mãe do Amor verdadeiro, como é belo possuir a Jesus Cristo; feliz daquele que vive sob a proteção desse Doce Amigo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 19 de agosto de 2006