Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

51 – Mãe crucificada, exemplo de firmeza e força

 

 

“Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe” (Jo 19, 25).

 

Ó Virgem Santíssima, tu permaneces como rocha firme no Calvário, ao pé da cruz; a sua serenidade e firmeza enche o nosso coração de força… força para enfrentarmos a todos com coragem.

Ó Senhora, vivendo unido a ti no Calvário, aprendemos que só sairá vitorioso de uma batalha quem lutar com fé e fortaleza.

Em ti, ó Doce Virgem, encontramos força para lutar e coragem para vencer os inimigos.

O teu amor por Jesus Cristo é imenso, a Senhora não se afastou do Calvário, mas enfrentou tudo com fortaleza.

Mãe das Dores, será que uma pessoa que desiste da luta ama a Deus de verdade? Claro que não! Aquele que ama a Nosso Senhor de verdade enfrenta qualquer obstáculo e dificuldade por seu amor: “Que graça, meu Deus, quando de manhã, nem um pouquinho de coragem sentimos, nem força para praticar a virtude! É então momento de pôr o machado à raiz da árvore… O amor tudo pode: as coisas mais impossíveis nenhuma dificuldade representam para ele. Ó Jesus, não olhais tanto para a grandeza das ações, nem para suas dificuldades, como para o amor com que são feitas” (Santa Teresa de Jesus, Carta 39).

Ó Querida Mãe, sem o verdadeiro amor é impossível vencer os obstáculos, ou melhor, é impossível até de iniciar a luta. O amor nos ensina que para conquistar a Pátria Eterna é preciso lutar até o fim e vencer todos os obstáculos com coragem e fortaleza: “O reino dos céus padece violência e os violentos o arrebatam” (Mt 11, 12).

Ó Mãe Santíssima, permanecestes de pé junto à cruz do Senhor, nada de desmaios ou desespero; olhos fixos no Salvador e a alma mergulhada na oração. Sem a oração constante e fervorosa é impossível conquistar a vitória: “Intensificai vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, movidos pelo Espírito, com toda a perseverança e insistência” (Ef 6, 18).

Ó Maria, queremos permanecer unidos a ti no Calvário; nele nos sentimos bem, nele encontramos a fortaleza que necessitamos para vencermos todos os obstáculos.

Mãe da Soledade, infeliz daquele que desce do Calvário; esse viverá em contínua insegurança e acabará sendo arrastado pela correnteza do mundo inimigo de Deus.

Ó Mãe Querida, tu estás no Calvário unida a Jesus Cristo; mesmo nesse oceano de dores estás segura e serena, porque não existe maior felicidade do que estar com Jesus, mesmo no meio dos sofrimentos.

Aquele que ama verdadeiramente a Deus não fixa os olhos na planície do mundo; e sim, n’Ele, no Forte, no Eterno, no único Senhor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 26 de agosto de 2006