Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

55 – Virgem lacrimosa, escola de coragem

 

 

“… foge para o Egito” (Mt 2, 13).

 

A viagem do lugar onde estava a Santíssima Virgem e o seu Filhinho até o Egito era muito longa… longa demais para uma criancinha tão nova.

Alguns estudiosos dizem que de Belém até a primeira cidade do Egito, a viagem dura de doze a catorze dias; outros afirmam que a mesma pode chegar a trinta dias.

Nossa Senhora contempla aquele imenso deserto… quente durante o dia e gelado à noite… areia, pedras, alguns arbustos sem vida… perigo pela frente, muito perigo… lugar onde não há alimento, água, sombra… somente feras e ladrões.

O Coração da Virgem fica aflito, mas ela não recua nem desiste, e com o Menino Deus nos braços, Deus forte e protetor, inicia a caminhada para o Egito através do deserto… grande deserto… perigoso deserto.

Mãe Dolorosa, nós, pobres pecadores, também estamos fazendo uma viagem, não para o Egito… terra cheia de ídolos e paganismo, mas sim, para o Céu, para a Pátria Eterna… e para chegar até o céu devemos atravessar o grande deserto que é o mundo… deserto cheio de perigo, de armadilha, de tentação, de criaturas falsas e perigosas.

A Senhora contemplou aquele imenso deserto e se encheu de coragem porque estava com o Deus Eterno em seus braços, o Deus que protege quem n’Ele confia.

Ó Bondosa Mãe, para atravessar esse perigoso deserto que é o mundo, nos fortalecemos recebendo frequentemente a Jesus Sacramentado, o Pão dos Fortes, que nos alimenta espiritualmente para o combate diário contra os inimigos da nossa alma imortal.

Com Jesus em nosso coração, nos sentimos protegidos, fortes e encorajados para atravessar esse deserto tão perigoso e cheio de armadilhas… se Ele está conosco não há o que temer, com certeza os inimigos cairão por terra.

Além da proteção do Deus Eterno, temos também a sua preciosa ajuda, ó Querida Mãe.

Caminhamos alegremente por esse deserto sob a sua proteção, proteção da Mãe de Deus… daquela corajosa Senhora que atravessou o deserto rumo ao Egito com o Menino Deus nos braços.

Com Jesus no coração e protegidos sob o seu manto, ó Amável Senhora, ninguém nesse deserto nos deterá, podemos até sofrer terríveis perseguições e ameaças, mas continuaremos firmes na nossa caminhada rumo ao céu.

Unidos a Jesus e sob a sua materna proteção, ninguém nos deterá.

Ó Mãe do Belo Amor; ajude-nos!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 22 de janeiro de 2011