Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

56 – Mãe amarguradíssima, a vigilante

 

 

Será que a Virgem Maria dormiu na noite de quinta para sexta-feira, dia da Sagrada Paixão do seu Amado Jesus? Será que a Mãe do Inocente Cordeiro encontrou tranquilidade para um breve repouso? Será que a Mãe do Servo Sofredor ficou indiferente naquela noite? Não! São Boaventura escreve: “A Bem-aventurada Virgem Maria passou a noite que precedia a Paixão de seu Filho sem tomar descanso e em dolorosa vigília”.

Hoje, sabendo que Jesus Cristo é ofendido, diariamente, por milhões de pecadores rebeldes e zombadores, imitemos o exemplo da Virgem Maria… bebamos do seu verdadeiro amor para com Jesus, e consolemos o Cordeiro Imaculado. Não fiquemos indiferentes diante de tantas ofensas contra o nosso Amado Senhor. Quem ama não consegue ficar indiferente diante de tanta rebeldia, frieza e pecados!

O verdadeiro amor nunca diz basta! Aprendamos da Virgem Dolorosa o verdadeiro amor… o amor que volta as costas para o comodismo, vida fácil, “poltronice”… e abraça o sacrifício, renúncia e a mortificação.

A Virgem Sofredora, Inocente Ovelhinha, passou a noite inteira em vigília… dolorosa vigília, com o Puríssimo Coração mergulhado num oceano de dores.

Ela se desesperou durante a noite? Vacilou na fé? Desanimou diante das provações? Duvidou da existência de Deus? Pensou em abandonar tudo? Não! Passou a noite inteira conformada com a vontade de Deus… passou a noite inteira repetindo o “sim” dado no dia da Anunciação.

Feliz da pessoa que imita a Virgem Maria, permanecendo na presença de Deus nas horas difíceis. Tudo o que acontece na nossa vida é vontade de Deus ou permissão d’Ele.

Imitemos a paciência de Nossa Senhora das Dores diante das dificuldades, provações e obstáculos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 05 de agosto de 2017