Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

58 – Mãe da soledade, a diligente

 

 

A Virgem Dolorosa passou a noite de quinta para sexta-feira no claro… na madrugada recebeu várias notícias tristes sobre a prisão de Jesus Cristo, o Manso Cordeiro.

Quando o dia clareou e o sol já estava alto, São João Evangelista, o Apóstolo amado pelo Senhor, veio trazer-lhe mais notícias tristes sobre o seu Amado Filho: Jesus Cristo, Nosso Senhor, foi arrastado pelas ruas de Jerusalém, flagelado, coroado de espinhos, condenado… e agora vai carregar uma pesada cruz para o Calvário, onde será crucificado entre dois ladrões.

A Santíssima Virgem ouviu tudo com paciência e em silêncio… conformada com a vontade do Criador.

Com o Coração mergulhado num oceano de dores… não desanimou.

Quando a cruz pesar em nossos ombros, imitemos o exemplo da Virgem Maria. Ela suportou tudo com paciência… façamos o mesmo.

Depois de ouvir as tristes notícias trazidas por São João Evangelista sobre o seu Filho Jesus, a Virgem das Dores não buscou um canto escuro para se esconder ou para reclamar; mas sim, saiu apressadamente para encontrar com Jesus que carregava a pesada cruz para o Calvário.

Nada nesse mundo pode nos separar de Jesus Cristo: obstáculos, dificuldades, provações, tentações… não podemos buscar cantos escuros nas horas difíceis; mas sim, seguindo o exemplo de Nossa Senhora, devemos ir ao encontro do nosso Salvador.

Quem volta as costas para Jesus Cristo nas horas difíceis não o ama verdadeiramente.

São João Evangelista falou para a Virgem Maria de um certo atalho para se aproximar de Jesus que já estava carregando a cruz para o Calvário. Nossa Senhora tomou esse atalho e ficou esperando pelo Senhor numa esquina.

Para encontrar o nosso Salvador, não devemos perder tempo percorrendo caminhos longos, desconhecidos e até perigosos; mas sim, devemos tomar os “atalhos” ensinados pela Mãe Igreja… assim, encontraremos rapidamente o Senhor: Confissão frequente e sincera, Comunhão frequente, oração contínua, leitura espiritual, mortificação e outros.

Aquele que permanece estacionado diante de uma montanha, jamais chegará ao seu cume; o mesmo acontece quando se desanima diante das provações… jamais encontrará o Salvador.

Imitemos a fortaleza e o amor da Virgem Dolorosa! Não deixemos de buscar Jesus por causa dos obstáculos… quem ama o Senhor jamais diz basta.

Quem ama a Deus não pode se desmoronar diante de uma notícia triste. A Virgem Maria nos ensina o que devemos fazer nas horas difíceis.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 19 de agosto de 2017