Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

59 – Mãe desolada, corajosa e perseverante

 

 

Antes de encontrar com Jesus Cristo, seu Amado Filho, a Virgem Dolorosa ouviu zombarias e gracejos contra o Senhor… e também contra a sua pessoa.

O ódio contra Jesus é antigo e continua até hoje. Duas multidões seguem a Nosso Senhor: uma para adorá-lo… e outra para odiá-lo.

Nossa Senhora, mulher forte e corajosa, não se intimidou diante dos judeus zombadores e maldosos, mas caminhou com firmeza ao encontro do seu Filho.

Devemos buscar continuamente a Jesus Cristo, nosso Salvador… nenhum obstáculo pode nos intimidar: gracejos, zombarias, ameaças, perseguições… com os olhos fixos no Senhor, devemos vencer todas as barreiras.

A Virgem Maria ouvia as zombarias… permanecia calada, perdoava… e caminhava decididamente ao encontro do Senhor… sofria, mas não desanimava.

Infeliz da pessoa que deixa de caminhar ao encontro de Jesus por causa do ódio, zombaria e provocações dos inimigos… essa estacionará na vida espiritual e não se aproximará do Senhor.

Quem possui os olhos fixos em Jesus Cristo, não perde tempo com os inimigos… não paga ódio com ódio… nem provocação com provocação… nem zombaria com zombaria. O amor a Jesus está acima dessas coisas.

A pessoa que decide se aproximar de Cristo Jesus tem que lutar contra tudo e todos: o mundo não cala… o demônio não dorme… e a carne não fica indiferente.

A Mãe Dolorosa ouviu os judeus zombarem de Jesus Cristo e também de sua pessoa. Quem quiser se aproximar do Senhor deve perseverar na via da cruz até o fim… vencendo todos os obstáculos, dificuldades e perseguições.

Aquele que ama verdadeiramente a Jesus Cristo e busca com sinceridade a sua amizade, não se intimida diante das zombarias, gracejos e ameaças dos inimigos.

A Virgem Maria venceu o ódio dos judeus, com o amor… os gritos, com o silêncio… os gracejos, com o perdão… as zombarias, com a paciência.

A melhor “arma” para vencer os zombadores, é perseverar no caminho do bem.

O silêncio é a melhor resposta para os que nos insultam.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 26 de agosto de 2017