Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

63 – Virgem dolorosa, sofria amando

 

 

A Mãe Desolada que sofreu tudo por amor… contempla Simão Cireneu ajudando o seu Amado Filho a carregar a cruz obrigado… sem amor.

Simão Cireneu não sofre amando; mas sim, carrega a cruz sem olhar para o prêmio eterno… está perto de Cristo, mas não aceita com alegria o caminho da cruz.

A Virgem Lacrimosa sofre com fé… enquanto que o Cireneu sofre revoltado. Ela suporta o sofrimento em paz… e Simão Cireneu abraça a cruz sem amor. A Virgem quer agradar a Deus; enquanto o Cireneu não se preocupa em agradá-lo… está completamente fora do caminho: “Neste vale de lágrimas não pode ter a verdadeira paz interior senão quem recebe e abraça com amor os sofrimentos, tendo em vista agradar a Deus” (Santo Afonso Maria de Ligório).

A Virgem, fonte das lágrimas, sofria amando, porque era santa… foi concebida sem o pecado… era justa e cheia de graça. Simão Cireneu, naquele momento, estava perto de Cristo… mas longe do caminho da salvação. Abraçou a cruz, mas permaneceu com o coração fechado para o Salvador. Nem todos que seguem a Cristo aceita o seu amor… porque o seu amor é exigente.

O Cireneu abraçou a cruz com os braços, mas não com o coração… interiormente ele a rejeitou. A Mãe Desolada não a abraçou com os braços; mas sim, com o Coração. Quem sofre por amor agrada o Salvador: “O sinal mais certo para saber se uma pessoa ama a Jesus Cristo é, não tanto o sofrer, mas o querer sofrer por amor d’Ele” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Alguém escreve: Narra o próprio Evangelho que, à saída da cidade, achando-se Jesus Cristo extremamente cansado, brutalmente capturaram os soldados certo Simão de Cirene, pai de Alexandre e Rufo, o qual voltava do seu trabalho. Puseram-lhe aos ombros a cruz e constrangeram-no a levá-la atrás do Salvador… Por este tão breve serviço prestado à força, abençoou-o Jesus, a ele e a seus filhos, dando-lhes em paga o mais precioso dos bens: o dom da fé cristã e da santidade. Tornaram-se santos!

É a regra geral de Jesus Cristo em suas relações: fazer o bem a todos! Principalmente a quem lhe presta um serviço, por mínimo que seja.

Quem sofre por amor a Cristo não é abandonado por Ele… o Senhor recompensa um coração generoso.

Depois de abraçar a cruz à força, Simão Cireneu teve contato com o Sangue do Senhor que “banhava” o madeiro… o Salvador o abençoou pelo breve serviço… e o seu coração foi “invadido” pela paz que a revolta não pode dar.

A Virgem Dolorosa, mesmo com o Coração transpassado de dor, não fugiu do sofrimento… mas perseverou unida ao Filho sofredor. Simão Cireneu voltava do campo, estava cansado… tentou se esquivar em carregar a cruz, mas a abraçou e foi abençoado pelo Senhor: “Simão Cireneu submeteu-se e mereceu que o Salvador lhe tocasse o coração, convertendo-o” (São Pedro Julião Eymard).

Está claro que é na cruz que encontramos a salvação… é nesse caminho que purificamos: “Para se chegar à união com Deus são necessárias as tribulações” (Santa Catarina de Gênova).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 23 de setembro de 2017