Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

64 – Rainha dos mártires, contempladora da Face de Jesus

 

 

A Virgem Dolorosa caminha com o Coração cheio de amor atrás do Senhor; Verônica vem ao encontro d’Ele com o coração também cheio de amor… dois corações apaixonados por Jesus Cristo.

Nosso Senhor sofre por amor; as duas pagam amor com amor… nada de ingratidão!

A Virgem Lacrimosa contemplava a Face do divino Filho toda ensanguentada e coberta de terra e escarros… e não ficava assustada diante de tanto sofrimento. Verônica se aproxima do Senhor com o coração cheio de dor… e não fica assustada… sofre em silêncio… não recua diante de tanto sofrimento: o Coração da Mãe transpassado de dor e a Face do Filho toda desfigurada… O sofrimento não assusta um coração cheio de amor: “As tribulações em si mesmas assustam; consideradas na vontade do Senhor, transformam-se em amores e delícias… O coração verdadeiramente amante deseja o que é do agrado divino não só nas alegrias como nas tribulações; e até prefere a cruz, as penas e os trabalhos, porque a principal característica do amor consiste em sofrer aquele que ama, por aquele que é amado” (São Francisco de Sales).

Verônica se aproxima e enxuga com um pano a Santíssima Face do Salvador… a Virgem Sofredora observa tudo e sente um alívio no Coração transpassado de dor. Olha para Verônica com um olhar de agradecimento.

O amor de Verônica pelo Senhor é grande… vence todas as barreiras… suporta críticas, zombarias e ameaças…não se aproxima de Jesus forçada; mas sim, por amor… quer pagar amor com amor.

Verônica vence o respeito humano, não deixa de se aproximar do Salvador por causa da opinião dos homens: Que dirão os homens? O que a língua diz o vento leva… o importante é se aproximar do Senhor.

A Mãe Clemente olha com amor a coragem e ousadia daquela mulher tão simples e piedosa.

Infeliz da pessoa que volta as costas para o Senhor por causa das críticas e zombarias dos homens… viverá na completa escuridão.

Nosso Senhor, tão bondoso e grato, não deixou de realizar o bem… e deixou impressa a imagem do seu santíssimo rosto naquele pano.

A Virgem Dolorosa enfrentou vários obstáculos para se aproximar de Jesus Cristo… Verônica também; e o Senhor recompensa esse esforço. A Mãe das Angústias e Verônica contemplam a Face do Senhor toda ferida… e também a imagem da mesma no pano. O Cordeiro Imaculado recompensa qualquer ato de amor. Que Ele imprima em nossa alma, a contínua lembrança de suas dores.

A Virgem Maria contemplou muitas vezes a Santíssima Face do Senhor antes da dolorosa paixão… tão formosa e bela. Agora, Verônica, a contempla toda desfigurada pelas feridas e pelo sangue. Também a nossa alma era formosa e bela quando recebeu a graça pelo batismo; e, com os nossos pecados, tantas vezes a desfiguramos. Somente o Senhor pode restituir-lhe a antiga formosura pelos merecimentos de sua paixão.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 30 de setembro de 2017