Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

71 – Mãe dolorosa, paciente nas dificuldades

 

 

A Virgem Dolorosa assiste a morte do Imaculado e Manso Cordeiro.

Ela, mulher forte, não se desespera, não foge do Calvário, permanece nesse Santo Monte contemplando o Filho na cruz.

A Mãe Sofredora contempla o Amado Filho pendente de três cravos! O Senhor não encontra o menor alívio… todos concorrem para atormentá-lo.

Nossa Senhora quer que suportemos com amor e paciência as dificuldades: doenças, perseguições, desprezos, zombarias, críticas… longe da cruz é impossível seguir a Jesus Cristo.

O Senhor está crucificado… três horas de sofrimentos… e a Virgem das Dores permanece ao pé da cruz contemplando o seu Amado Filho.

Ela quer que antes morramos do que tornarmos a cair em pecado; e que se continuarmos a viver… que vivamos somente para amarmos a Jesus Cristo… servindo-o com fidelidade.

A Virgem Maria está mergulhada num mar de dores, mas não se afasta da cruz… permanece perto de Jesus, o Manso Cordeiro.

Imitemos o exemplo da Santíssima Virgem, suportando o peso das cruzes de cada dia sem nos afastarmos de Jesus Cristo, Servo Sofredor.

A Mãe Crucificada assiste a morte do seu Amado Jesus… depois de três horas de agonia e dores, Ele inclina a cabeça e morre. Ela sofre, mas não se desespera… não foge do Calvário… quem ama não recua, não retrocede… mas sofre com paciência.

Aquele que contempla a Virgem Maria ao pé da cruz não fica desanimado diante das provações, dificuldades e obstáculos… mas carrega a cruz sem desanimar.

O Filho Amado morre depois de três horas de tormentosa agonia, entre insultos e blasfêmias dos inimigos furiosos e cheios de ódio. A Mãe Sofredora olha para todos e não reclama… o seu puríssimo Coração perdoa-os.

Hoje, Jesus ainda é insultado por milhões de inimigos. Ela quer que rezemos pela conversão dessas pessoas… não devemos “pagar” blasfêmias com o ódio.

Nosso Senhor morre… e a Virgem Maria está ao pé da cruz com poucas pessoas. Onde estão os que foram curados? Os que foram alimentados com pão e peixe? Onde estão os Apóstolos? Onde está a multidão da entrada triunfal em Jerusalém? Todos fugiram! Nossa Senhora não reclama da ingratidão dos homens e mulheres.

Ela quer que suportemos com paciência e fé o desprezo das criaturas… e que busquemos o apoio em Jesus Cristo… somente Ele basta! “Procura para ti abrigo nas chagas de suas mãos, de seus pés e do seu lado aberto. E renovar-se-á a tua vontade de recomeçar o caminho com maior decisão e eficácia” (São Josemaría Escrivá).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 18 de novembro de 2017