Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

75 – Mãe atribulada, contempladora do Corpo do Filho

 

 

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “A atribulada Senhora receava, entretanto, que fizessem outras injúrias a seu amado Filho. Pediu a José de Arimatéia lhe obtivesse, por isso, de Pilatos o corpo de Jesus, para que ao menos depois de morto o pudesse preservar dos ultrajes dos judeus”.

O zelo e cuidado da Virgem Dolorosa pelo Santíssimo Corpo do Senhor deve encher o nosso coração de amor e devoção pela Santíssima Eucaristia, cuidando para que a mesma não seja profanada pelos inimigos da Santa Igreja, como já aconteceu em muitas igrejas.

Pseudo-Anselmo diz que “Pilatos, compadecendo-se da Mãe, lhe concedeu o corpo do Redentor”.

Não podemos permanecer calados vendo o Corpo do Senhor sendo profanado dentro de algumas igrejas e capelas… em sacrários e altares indignos de contê-lo. Devemos pedir às autoridades eclesiásticas, que deem

ao Senhor Sacramentado, o melhor de suas dioceses.

Pilatos deu licença, e o Corpo de Jesus foi entregue para sua Santa Mãe.  Ela estendeu os braços para o Filho, abraçou-o e sentou-se ao pé da cruz. Contempla-lhe a boca aberta e os olhos obscurecidos; examina seu Corpo rasgado e os ossos descobertos. Tira-lhe a coroa, e vê que horríveis chagas os espinhos fizeram naquela sagrada cabeça. Olha finalmente as mãos e os pés transpassados pelos cravos (Bernardino de Busti).

Aprendamos da Virgem Lacrimosa a contemplar o Corpo do Senhor… suas chagas nas mãos, pés, lado e em todo o Corpo… a contemplação do Corpo chagado do Salvador nos ajudará a suportar com amor, fé e alegria, os sofrimentos de cada dia.

O Santíssimo Corpo do Senhor foi descido da cruz e colocado nos braços da Virgem Maria… braços puríssimos… o Corpo do Deus Bendito foi colocado nos braços da Mãe Bendita.

Somente uma alma pura pode receber o Corpo do Senhor… quem está em pecado mortal, sem a graça santificante, não pode receber o Corpo do Salvador.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 27 de janeiro de 2018