Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

76 – Mãe aflita, escravo do Servo Sofredor

 

 

O Coração de Nossa Senhora está mergulhado num oceano de dores… ela contemplou o Filho na cruz… viu o Manso Cordeiro morrer depois de três horas de agonia… recebeu o seu Santíssimo Corpo em seus braços… e agora sofre no seu sepultamento: “Uma mãe, que se acha presente aos sofrimentos e à morte do filho, sente e sofre incontestavelmente todas as suas dores. Mas depois, quando o vê morto e prestes a ser sepultado, então, o pensamento de deixá-lo para nunca mais tornar a vê-lo, causa-lhe uma dor que excede todas as outras dores” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Mesmo sofrendo muito, a Virgem, Órfã do Filho, não se afastou de Jesus Cristo… mas permaneceu perto d’Ele; o seu amor é verdadeiro… quem ama não abandona a pessoa amada, principalmente na dor.

Nada nesse mundo pode nos separar de Jesus Cristo… o nosso amor pelo Senhor deve ser sincero… verdadeiro. Devemos amá-lo sempre! É na provação que provamos se amamos verdadeiramente o Servo Sofredor.

Levam o Corpo do Salvador à sepultura… a Virgem não se afasta,  mas caminha levando também ela o Filho à sepultura.

Nossa Senhora foi sempre fiel ao Senhor, quis sempre ficar perto d’Ele… depois da morte do Salvador, ela permanece fiel.

Devemos seguir sempre a Cristo Jesus… na alegria e na tristeza,  na bonança e na provação… a nossa fidelidade ao Senhor deve ser sincera.

A Virgem Dolorosa acompanhou resignada o Corpo do seu Filho  ao sepulcro… nenhuma revolta, desespero, reclamação… caminhava com a cabeça inclinada diante da vontade do Pai Eterno.

Aquele que faz a vontade de Deus caminha com segurança nesse vale de lágrimas: “Toda a santidade consiste em amar a Deus, e todo o amor a Deus consiste em fazer a sua vontade. Devemos, pois, acolher sem reserva todas as disposições da Providência a nosso respeito e, consequentemente, abraçar em paz tudo o que nos acontece de favorável ou desfavorável, nosso estado de vida, nossa saúde, tudo o que Deus quer. Todas as nossas orações devem ser dirigidas pedindo que ele nos ajude a cumprir sua santa vontade” (Santo Afonso Maria de Ligório).

A Virgem Lacrimosa foi escolhida desde toda a eternidade para ser a Mãe do Salvador… disse um sim convicto…  a sua vida foi um oceano de sofrimentos, Rainha dos mártires, e ela nunca desistiu… sabia que estava no caminho certo… fazendo a vontade de Deus. Aquele que faz a vontade de Deus sofre com alegria, porque percorre o caminho do céu: “Em nossas ações e pensamentos, não tenhamos em vista a nossa satisfação, mas somente a vontade de Deus” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Nossa Senhora disse sim ao Senhor no dia da Anunciação… e repetiu esse sim durante toda a sua vida, também quando levava o Corpo do Filho para ser sepultado.

Imitemos o exemplo da Virgem, com o Coração transpassado de dor! Seguir e servir ao Senhor é entrar pelo caminho da provação. Nós, pobres pecadores, devemos repetir o nosso sim a Deus após uma queda e recomeçar com todas as forças… recomeçar não é vergonhoso; vergonhoso é cair e permanecer prostrado sobre o desânimo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 03 de fevereiro de 2018