Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

17ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, esclarecedor dos corações

 

 

Naquela mesma hora, levantaram-se e voltaram para Jerusalém (Lc 24, 33).

Os discípulos de Emaús voltaram apressadamente a Jerusalém para anunciar Cristo ressuscitado.

Se cremos que Cristo vive não fiquemos parados, mas imitemos o exemplo dos discípulos de Emaús e falemos d’Ele a todos aqueles que vivem congelados espiritualmente.

Aquele que verdadeiramente encontrou a Cristo Jesus não consegue ficar inativo... não suporta a “poltronice”.

Os discípulos haviam acabado de chegar de Jerusalém e na mesma hora voltaram para a Cidade Santa; o cansaço não os impediu de voltar... o amor a Cristo era bem maior e os fez superá-lo.

Se o amor a Jesus arde em nosso peito, nenhum obstáculo nos impedirá de anunciá-Lo. Passaremos sobre todos os obstáculos sem olhar o tamanho dos mesmos, porque, aquele que ama de verdade não conhece obstáculos.

Antes uma “nuvem negra” os envolvia, agora a claridade iluminou o caminho, então, não há motivo para ficarem “estacionados” na “cama” da preguiça e na “cadeira” do comodismo.

Façamos o mesmo, corramos ao encontro daqueles que não conhecem a Cristo, na mesma hora, isto é, agora, não amanhã, porque poderá ser tarde.

Se o comodismo nos “pedir” para deixar para amanhã, não lhe demos ouvido: “...na mesma hora”.

Se a preguiça “deitar” à nossa frente tentando nos impedir de sair de casa, passemos sobre a mesma com coragem: …na mesma hora.

Se a poltrona nos “acariciar” pedindo que não levantemos porque já fizemos muito, a empurremos para trás e saiamos rapidamente: …na mesma hora.

Se a boa vida tentar nos cativar com a sua “voz de sereia”, tapemos os ouvidos e costuremos a sua boca com a “agulha” da fortaleza: …na mesma hora.

Nada deve nos impedir de anunciar Cristo ressuscitado: nem os gritos do mundo, nem o gemido da carne e muito menos as armadilhas de Satanás. O amor a Nosso Senhor deve gritar mais forte no nosso coração.

Tragamos sempre diante de nós a brevidade da vida e lembremos continuamente de que o tempo de entesourar no céu é agora. Para que o Senhor da Vida não nos encontre com as mãos vazias, trabalhemos então com fé, amor, fidelidade e perseverança.

Ó Cristo ressuscitado, Tu és o Amor Infinito que aquece o nosso coração tão frio e indiferente, tornando-o fervoroso.

Tu és a Luz Eterna que ilumina o nosso caminho rumo à Eternidade Feliz. Sem a vossa claridade cairíamos continuamente nos buracos das paixões e nos feríamos diariamente nos espinhos do pecado.

Ó Jesus ressuscitado, Tu és a fonte da verdadeira alegria; em Ti encontramos força e ânimo para suportarmos com alegria as provações de cada dia. Se não fosses Tu, ó Alegria Infinita, a nossa vida seria um mar de tristeza e angústia.

Querido Senhor, não olhe os nossos pecados e ingratidões, e sim, o desejo firme que possuímos de servi-Lo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Anápolis, 24 de abril de 2006

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, esclarecedor dos corações”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_017.htm

 

Escolher outro tema