“E cuspiram-lhe no rosto e o esbofetearam. Outros lhe davam bordoadas...”
(Mt 26, 67).
A Serena e Amável Paixão de Jesus nos ensina a sofrer com amor e aceitar as zombarias e injúrias que vêm dos homens. É na aceitação paciente do sofrimento que adquirimos a verdadeira paz e alegria.
Quando mergulhamos na Paixão de Jesus Cristo e bebemos das suas virtudes, a cruz se torna leve por mais pesada que seja, porque Ela nos incentiva a carregá-la com aceitação e paciência.
Quem vive unido à Generosa Paixão de Nosso Salvador sorri do mundo e dos seus ataques, porque n’Ela está a segurança das almas confiantes.
A Bendita e Santa Paixão de Jesus é o porto das almas fiéis. O mundo pode atacá-las com suas ondas furiosas mas nada lhes acontecerá, porque estão mergulhados n’Ela.
A Caridosa Paixão de Jesus é a escola onde aprendemos o valor das humilhações e a aceitá-las com grande alegria. É a escola que ensina os fiéis a procurarem as humilhações com a intenção de se assemelharem ao Servo Sofredor.
Na Paixão de Nosso Salvador aprendemos que não é nos braços dos homens que devemos descansar, porque são braços fracos e falsos que hoje estão firmes e amanhã quebrados; mas sim, devemos descansar no braço da Santa Cruz que é rocha e jamais nos trairá... nela encontramos as virtudes para nos santificar.
Quanto mais uma alma se humilha tanto mais mergulha na Bendita Paixão do Senhor, porque Ela é o refúgio das almas humildes.
Aquele que vive unido à Dolorosa Paixão de Nosso Senhor sorri de tudo aquilo que é terreno, porque vê que as riquezas passageiras da terra são lixos comparando com as riquezas espirituais encontradas nesse oceano de amor.
A Paixão de Jesus é o caminho mais curto e rápido para adquirir a verdadeira humildade.
Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)
Anápolis-Go, 29 de janeiro de 1999
|