Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

A Paixão de Jesus é abrigo seguro

 

 

A Santa e Amável Paixão nos convida a subir o Monte Calvário; é  nesse Monte que os seguidores do Imaculado Cordeiro encontram a verdadeira paz e tranquilidade para a alma.

É no Monte Calvário que aprendemos a desprezar tudo aquilo que está na planície do mundo inimigo de Deus.

Na Sangrenta Paixão de Jesus encontramos força e ânimo para carregar a cruz sem vacilar nem desanimar.

É no Calvário, ao pé da cruz, que aprendemos a verdadeira devoção e espiritualidade. É ali que mergulhamos na Bendita Paixão e descobrimos que de nada mais precisamos, senão viver nesse oceano de amor e misericórdia.

O Calvário é a escola e a Paixão de Nosso Senhor é a  professora que nos ensina o caminho mais curto para adquirir o amor de Deus e a santidade. Ensina também que a verdadeira alegria espiritual nasce d’Ela e tudo que o mundo oferece é vazio e perigoso.

A Sagrada Paixão do Servo Sofredor nos ensina que quando se trata de fazer o bem para as almas nada nos deve deter. Ensina-nos ainda a subir os calvários da vida com fé e alegria; e assim, depois de cada missão cumprida sentiremos na alma a força e alegria que emanam d’Ela.

Quem é devoto da Paixão de Nosso Senhor não busca atalho nem desvia dos obstáculos; mas sim, sobe o Calvário com decisão e convicção. Para ele não existe outro lugar para descansar senão nesse Santo Monte.

O Calvário é o lugar onde os devotos e apaixonados pela Paixão de Nosso Senhor se encontram; para eles, fora desse monte tudo é frívolo, ilusório, inseguro e falso.

 O Calvário é o porto das almas fortes e apaixonadas pela Santíssima Paixão do Salvador.

A Bendita Paixão do Amado Senhor é o nosso refúgio seguro. Nela repousamos tranquilos.

Sem a Paixão de Jesus nossa vida seria um barco sem bússola no meio de uma grande tormenta.

É na Amável Paixão de Cristo que nos refugiamos quando somos tentados e quase vencidos, porque n’Ela é certa a vitória.

A Misericordiosa Paixão de Jesus é o hospital que cuida da nossa alma ferida depois do combate contra os demônios. Depois da luta contínua que às vezes, dura meses e meses, a nossa alma fica abatida e somente n’Ela encontra paz.

É na Paixão de Jesus que encontramos luz para vencer as tentações horríveis que flagelam a nossa pobre alma dia e noite. Ela é a luz que ilumina o nosso caminho dizendo por onde devemos passar, como devemos agir... porque sentimos que tudo são trevas. Se não fosse Ela não resistiríamos a tantos ataques do Demônio que não nos deixa tranquilos um só minuto.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis-Go, 12 de fevereiro de 1999