Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

A Paixão de Jesus é mar de felicidade

 

 

Ó Amado e Querido Jesus, quanta sabedoria é mergulhar na Vossa Santa e Dolorosíssima Paixão. Quão sábio e feliz é aquele que não procura outra sabedoria senão na Vossa Bendita Paixão.
Bom Salvador, o sábio percorre o caminho suave da Vossa Bendita Paixão, porque somente ele oferece segurança e verdadeira paz.

Preferimos mil vezes viver sozinhos e escondidos  na Vossa Sagrada Paixão do que  receber elogios do mundo e sermos conhecidos por todos; porque na Vossa Paixão encontramos segurança total para a alma, enquanto que no mundo só encontramos ilusão e falsidade.

Na Paixão Bendita de Jesus está a verdadeira sabedoria; enquanto que fora d’Ela só existe ignorância.

É na Sagrada Paixão de Jesus Cristo que encontramos o amor verdadeiro, n’Ela não existe nada de superficial ou falso; enquanto que fora d’Ela tudo é sombra de verdade e falsa felicidade.
A alma que vive fora da Paixão do Senhor se assemelha a um peixe fora d’água. Essa vive no frio das criaturas; enquanto que a alma devota da Paixão do Senhor é fornalha ardente que aquece os corações indiferentes.

A Paixão do Amado Senhor é um mar de sabedoria. Feliz daquele que navega nesse oceano; o seu barco jamais naufragará e a sua felicidade será sempre completa.

É na Paixão de Nosso Senhor que encontramos paz para a alma e verdadeira sabedoria; porque Jesus Cristo é Deus e somente n’Ele está a sabedoria: O Senhor é o Deus da sabedoria (1 Sm 2, 3).

Para uma alma unida à Paixão de Jesus não existe dor; se sofre, transforma o sofrimento em alegria porque tudo aceita com amor. Na Paixão de Jesus encontramos consolo e coragem de sofrer por amor ao Servo Sofredor.

Quem caminha unido à Paixão de Jesus permanece na luz, porque Ela ilumina os nossos passos: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas... (Jo 8, 12).

A alma que caminha unida à Paixão de Nosso Senhor nunca tropeçará, mas, suportará e vencerá todos os obstáculos; não é uma simples luz que a ilumina... mas uma luz que vem do alto... a luz de Deus: O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? (Sl 26, 1).

A alma devota da Paixão do Senhor é feliz e não treme diante dos obstáculos, a sua força vem de Deus: O Senhor é a minha força e o meu escudo! (Sl 27, 7).

Quem caminha longe da Paixão do Senhor é ignorante, inseguro, anda pelo vale tenebroso e pelo túnel da morte.

O cego anda com dificuldade, não consegue desviar dos buracos e cai continuamente. O mesmo acontece com aquele que não ama nem confia na Santíssima Paixão de Jesus Cristo: sua vida é triste, seu caminho é tortuoso e está sempre percorrendo as trevas... o seu coração está sempre transbordando de tristeza e amargura.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Núcleo Bandeirante - DF, 04 de maio de 1999