Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

A Paixão de Jesus é lição de paciência

 

 

Santo Agostinho diz: A paixão de Nosso Senhor é penhor de glória e lição de paciência (Sermão Guelferbytanus 3: PLS 2, 545-546).

O católico que vive unido à Bendita Paixão de Nosso Senhor suporta tudo com paciência porque já aprendeu a sofrer.

A Paixão de Nosso Senhor nos ensina que não é na gritaria e violência que está a sabedoria; e sim, em suportar tudo com calma, em silêncio e com uma perseverante paciência.

O porco espinho quando não é atacado é um animal manso e tranquilo, mas quando é encurralado fica feroz e lança os seus espinhos contra quem o provocou.

O mesmo acontece com o católico que vive longe da Paixão do Salvador, fonte de paciência. Quando vai tudo bem, quando é elogiado e servido fica tranquilo e sorridente; mas, se é criticado e perseguido vomita todo o seu azedume e sua indigestão... porque não apóia na Sagrada Paixão de Nosso Senhor, mas na sua própria força.

A alma unida à Santa Paixão de Jesus é como uma pedra no mar, por mais que se agitam as ondas não sai do lugar ficando ali séculos e séculos.

 A alma que bebe da Paixão de Cristo é paciente, tranquila e perseverante. Ela é uma rocha... por mais que o mundo lance suas ondas furiosas contra a mesma, esta permanece tranquila e firme, porque na Amável Paixão de Nosso Senhor encontra força e exemplo para lutar contra os ventos contrários.

O católico que vive mergulhado na Boníssima Paixão do Senhor carrega as cruzes com o máximo de paciência. Tem as calúnias, críticas, desprezos, etc., como pérolas preciosas e prefere mil vezes morrer que ficar sem sofrer.

A Sagrada Paixão de Jesus Cristo é uma lição de paciência. O católico que mergulha n’Ela aprende:

- Não alterar a voz diante de uma zombaria ou xingo;

- Não se agitar externa e interiormente diante de uma perseguição cruel;

- Suportar tudo calado a exemplo de Cristo Crucificado;

- Temperar as respostas com caridade e boa educação;

- Contemplar o crucifixo antes de dar uma punição;

- Repreender aquele que comete erro com o máximo de paciência.

Quem não vive unido à Bendita Paixão de Nosso Senhor está sempre com o coração agitado... tudo o que acontece de negativo é motivo para se desesperar e vomitar inúmeras palavras pesadas. A sua vida é um oceano agitado e as palavras são pesadas como a bigorna. Seu semblante está sempre fechado, parece uma nuvem negra prestes a derramar um terrível aguaceiro sobre a terra e sua voz é de desprezo.             

Este é o retrato falado do católico que vive longe da Bendita e Santa Paixão de Nosso Senhor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 07 de abril de 2000