Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

69 - A Paixão de Jesus nos ensina a levar a cruz até o fim

 

 

“… e chegou ao chamado ‘Lugar da Caveira’ – em hebraico chamado Gólgota” (Jo 19, 17).

 

Nosso Senhor, Manso Cordeiro, chegou ao Calvário… não jogou a cruz fora… não desanimou… não ficou prostrado à beira do caminho. Carregou a cruz até o fim… perseverou!

Não basta tomar a cruz… mas é preciso carregá-la com amor até o fim. Quem despreza a cruz não se salvará.

Jesus Cristo não chegou ao Calvário com as mãos vazias; mas sim, carregando a pesada cruz… sem abandoná-la… em silêncio, sem reclamar… o Senhor perseverou até o fim.

O Senhor chegou ao Calvário todo ensanguentado… mas com a cruz às costas; não a desprezou.

Cristo estava exausto… muito cansado… mas não desistiu… chegou ao Calvário, o “monte dos amantes” (São Francisco de Sales).

Jesus foi empurrado pelos soldados… mas não deixou de caminhar em direção ao Calvário… não ficou prostrado à beira do caminho.

O Senhor caiu três vezes no caminho com a cruz às costas… e se levantou após cada queda, com os olhos fixos no Calvário.

A cruz é a chave do céu, quem foge da cruz encontrará o céu fechado.

Sem perseverança não há salvação nem santidade… é preciso perseverar com a cruz às costas. Longe do caminho da cruz não há verdadeira perseverança.

Jesus Cristo, Deus vivo, Forte e Verdadeiro, chegou ao Calvário depois de passar por muitos sofrimentos e humilhações. Nenhum obstáculo impediu que o Senhor chegasse ao Calvário… o seu Amor pelas almas imortais venceu todas as barreiras.

Nosso Senhor carregou a cruz para o Calvário por obediência ao Pai… a carregou com humildade e por amor… nenhuma revolta ou rebeldia.

Imitemos o exemplo do Salvador, carregando as nossas cruzes de cada dia com alegria e amor. Querer seguir a Cristo longe da cruz é pura ilusão! Quando a cruz pesar em nossos ombros, olhemos para Cristo que não desanimou, mas perseverou até o fim.

Cristo Jesus quer que carreguemos a cruz até o fim… seguindo o seu exemplo.

Não abandonemos a cruz… não a deixemos de lado… tapemos os ouvidos diante da zombaria daqueles que seguem as máximas do mundo… fechemos o coração para o demônio… sejamos perseverantes no caminho do Calvário… nesse monte o amor é verdadeiro: “Todo amor que não tiver por origem a Paixão do Senhor, é frívolo e perigoso” (São Francisco de Sales).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 08 de setembro de 2017