Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

72 - A Paixão de Jesus nos ensina a não retrocedermos

 

 

“Sabendo Jesus tudo o que lhe aconteceria, adiantou-se e lhes disse: ‘A quem procurais?’” (Jo 18, 4).

 

São João Crisóstomo escreve: “Tentaram prender o Senhor por várias vezes e não conseguiram; aqui está claro que Ele se entregou espontaneamente… veio ao encontro deles”.

Jesus Cristo demonstrou a sua divindade, entregando-se livremente. O Senhor não foi imprudente; mas sabia de tudo… é o Deus Eterno.

O Salvador, Deus Forte e Todo-Poderoso, não fugiu diante dos perseguidores, mas caminhou ao encontro deles.

Aquele que ama verdadeiramente a Deus não deixa de segui-lo e servi-lo por causa dos perseguidores… mas caminha ao encontro deles sem se intimidar.

O Servo Sofredor “… adiantou-se”. Não fugiu, não tremeu, não se intimidou,  não se escondeu em cantos escuros… mas caminhou com coragem ao encontro dos inimigos.

Não podemos desistir de realizar o bem por causa dos ventos contrários; mas devemos enfrentar os obstáculos sem vacilar.

Jesus não fugiu nem permaneceu parado; mas sim, “adiantou-se”. Quem percorre o caminho certo e faz a vontade de Deus não recua… não retrocede… mas enfrenta as barreiras sem vacilar. Aquele que brilha com o bom exemplo não pode fugir.

Nosso Senhor “adiantou-se” sem medo… a Luz Eterna “adiantou-se” para iluminar os corações que estavam mergulhados nas trevas… respeitando a liberdade deles. Estavam na escuridão e permaneceram nela… não aceitaram a Luz Eterna.

A Luz “adiantou-se”, mas eles preferiram as trevas.

Jesus, Luz Eterna, quer iluminar a todos… também os que caminham na escuridão… infeliz daquele que volta as costas para essa Luz… que a despreza.

O Senhor “adiantou-se”. Ele nos ensina que não devemos fugir dos obstáculos, dificuldades, provações e perseguições… quem foge da cruz encontra outra bem mais pesada. Não podemos “prostrar-nos” diante do medo: “Todo o medo é uma fraqueza imprópria de um filho de Deus” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

Estamos nesse mundo para lutar… e luta contínua. Não podemos nos acomodar e cruzar os braços diante dos obstáculos. Cristo “adiantou-se”. Ele nos convida a enfrentar as dificuldades com coragem, ousadia, valentia e perseverança. Devemos superar todos os obstáculos, e não sermos “esmagados” por eles.

O Salvador tinha pela frente uma multidão armada com paus,  espadas… uma multidão que “fervia” de ódio contra o Inocente Cordeiro… mas Ele não recuou, não ficou parado… mas “adiantou-se”. Quem é de Deus caminha sem desistir… principalmente quando a estrada possui muitos obstáculos.

O obstáculo existe para ser vencido, e não para nos vencer.

Para salvar a nossa alma, isto é, conquistar o céu, devemos caminhar sempre… avançar com valentia… quanto maiores as dificuldades, maior deverá ser o nosso esforço. Jamais retroceder… nunca recuar.

Quem confia em Deus não treme diante das provações, mas caminha com firmeza, segurança e perseverança… sempre com os olhos na Luz Eterna.

Nosso Senhor, mergulhado num “oceano” de dores,  “adiantou-se”… a dor não o impediu de ir ao encontro dos perseguidores.

Não deixemos de caminhar por causa das tribulações… o Senhor nos sustenta nessa caminhada.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 21 de setembro de 2017