Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

74 - A Paixão de Jesus nos ensina a falar abertamente

 

 

“Sabendo Jesus tudo o que lhe aconteceria, adiantou-se e lhes disse: ‘A quem procurais?’” (Jo 18, 4).

 

Nosso Senhor não ficou mudo diante dos perseguidores, mas perguntou-lhes: “A quem procurais?” (Jo 18, 4).

Não podemos ficar calados diante da fúria dos inimigos: “Recuar diante do inimigo ou calar, quando de toda parte se ergue tanto alarido contra a verdade, é próprio de homem covarde ou de quem vacila no fundamento de sua crença. Qualquer destas coisas é vergonhosa em si; é injuriosa a Deus; é incompatível com a salvação tanto dos indivíduos, como da sociedade e só é vantajosa aos inimigos da fé, porque nada tanto afoita a audácia dos maus, como a pusilanimidade dos bons” (Leão XIII).

Judas Iscariotes estava com eles… na frente. O lobo ouviu a voz do Cordeiro; o seu coração tremeu, mas não esmoreceu. Todos ouviram a voz do Deus Eterno, mas não abriram o coração… persistiram no ódio contra o Salvador.

Nosso Senhor lança diariamente essa pergunta para todos os homens: “A quem procurais?” (Jo 18, 4). Devemos abrir o nosso coração para o Salvador e responder com sinceridade e imediatamente: Procuramos a Ti, Senhor… procuramos o Deus que cuida de nós com amor, o Salvador que nos sustenta na luta contra a carne, o mundo e o demônio. Procuramos o Senhor, Fonte da verdadeira alegria… da mais pura felicidade.

Disse o Senhor: “A quem procurais?” (Jo 18, 4).

Não devemos procurar o Senhor com a “espada” do pecado nem com os “paus” da rebeldia e ingratidão. Não devemos imitar o péssimo exemplo de Judas que caminhou à frente dos perseguidores para entregar o Salvador. Procuremos a Jesus Cristo com o coração cheio de amor, amor verdadeiro… amor que não se vende, amor fiel.

A Luz Eterna disse para aqueles que estavam mergulhados nas trevas do ódio: “A quem procurais?” (Jo 18, 4). A Luz Infinita não se escondeu, porque deve brilhar sempre… brilhar para mostrar a todos o caminho da salvação, principalmente para aqueles que vivem no pecado.

“A quem procurais?” Como se falasse: Eu nunca busquei cantos escuros… nunca fugi dos meus perseguidores… não busquei a escuridão para esconder-me… não deixei de fazer a vontade do Pai por causa das perseguições.

O Senhor foi ao encontro deles e falou-lhes. Está claro que a verdade não pode deixar a mentira triunfar… a sinceridade não pode ser vencida pela falsidade… Deus não pode ser pisado pelas criaturas maldosas, invejosas e rebeldes.

Jesus Cristo não tremeu nem se intimidou diante de uma multidão furiosa e armada com espadas e paus. Ele, o Deus Bondoso, estava “fortemente” armado com as “armas” do amor e do perdão.

Sejamos corajosos a exemplo do Senhor, enfrentando os nossos perseguidores não com ódio e vingança; mas sim, com o amor verdadeiro, com o perdão sincero… e com mansidão.

Os inimigos viram o Salvador… ouviram a sua voz… e permaneceram com o coração fechado. Deixaram passar essa grande oportunidade… como é perigoso deixar passar a oportunidade!

Judas Iscariotes, aquele que fez milagres, que pregou a Boa Nova… que ouviu várias pregações feitas pelo Senhor, e também viu muitos milagres feitos por Ele… agora está do outro lado… deixou de seguir a Luz para seguir as trevas… jogou tudo fora! Está do outro lado… jogou tudo fora, porque viveu sempre às margens… não se entregou de corpo e alma ao Senhor.

Judas, antes, caminhava com a Luz Eterna; agora, é um cego que guia outros cegos… caminha na escuridão e é guia de uma multidão cega pelo ódio.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 28 de setembro de 2017