Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

79 - A Paixão de Jesus “esmaga” os orgulhosos

 

 

“Responderam: ‘Jesus, o Nazareu’” (Jo 18, 5).

 

Não estavam procurando uma criatura pecadora, limitada, cheia de defeitos… mas sim, o Deus Bendito, Eterno, Poderoso, Imenso… Senhor do céu e da terra. Estavam procurando Jesus Cristo, Deus Infinito.

Como é triste quando uma criatura não reconhece a sua pequenez e limitação! O verme procurando o Deus Eterno para prendê-lo… quanto orgulho!

Quem odeia a Deus perde todo o respeito e temor pelo Criador… luta furiosamente para destruí-lo, mesmo sabendo que isso é impossível.

Estavam, com o coração cheio de revolta, procurando o Nazareu… aquele que não esperou que fosse dia para nascer, a fim de não ser visto e conhecido… o Senhor que nasceu de noite para que, despertando a humanidade com o raiar da aurora, encontrasse já nascido o sol de Israel que lhe vinha trazer a salvação.

Procuravam o Senhor que nasceu no mais completo abandono… o Deus Infinito… o Salvador que viveu pobre e desprezado pelos homens, que obedeceu a Nossa Senhora e São José na casa em Nazaré… o Senhor que quis que seu Santo Corpo fosse lavado nas águas do Rio Jordão.

Procuravam o Manso Cordeiro que permaneceu quarenta dias e quarenta noites no deserto… em silêncio e jejum… o Senhor que fora tentado pelo diabo, que escolheu doze apóstolos, que passava noites inteiras em oração… o Salvador que ressuscitou os mortos… que fez muitos milagres… que andou pelas estradas poeirentas da Palestina ensinando e abençoando… fazendo o bem a todos.

Procuravam o Senhor que era amado e odiado… o Salvador que era seguido por duas multidões: uma para ouvi-lo com atenção e respeito; outra para persegui-lo e odiá-lo.

A fraqueza procurava o Poder para prendê-lo… a ignorância queria “sufocar” a Sabedoria… a escuridão buscava a Luz para “apagá-la”… o ódio procurava o Amor para destruí-lo… a agitação queria fazer a Paz desaparecer.

Como é perigoso se aproximar do Nazareu e permanecer com o coração fechado para o seu amor… Ele é o Bom Pastor, mas não força… não invade o coração de ninguém. Nosso Senhor respeita a nossa liberdade.

Disseram o nome do Senhor: “Jesus, o Nazareu”, somente com os lábios… mas o coração permanecia fechado para Ele.

Para se salvar não basta dizer o nome do Salvador, mas é preciso abrir o coração para Ele e imitá-lo em tudo: “Nem todo aquele que me diz “Senhor, Senhor” entrará no Reino dos Céus, mas sim, aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7, 21).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 19 de outubro de 2017