Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

85 - A Paixão de Jesus nos ensina a partir a corrente do respeito humano

 

 

Nosso Senhor saiu ao encontro da multidão de inimigos e disse: “Sou eu”. Não disse: “Sou Pedro… sou João”; mas disse com convicção: “Sou eu”.

O Salvador nos ensina a enfrentar os inimigos sem respeito humano… Ele nos ensina a pisar com violência o respeito humano… a partir a corrente do respeito humano que escraviza milhões de pessoas… a expulsar do coração esse “fantasma” que afasta milhares de pessoas do caminho da salvação.

Quando um perseguidor perguntar com arrogância: “É você que evangeliza de casa em casa?”

Devo responder: “Sou eu”. Sim, o respeito humano não prende mais os meus pés… não posso ficar calado diante de tanta depravação; devo caminhar de casa em casa para sacudir aqueles que estão adormecidos no erro.

“Que dirão os homens?” Esse é um fantasma que assusta a muitos, desviando-os do caminho do bem. Não posso inclinar a cabeça diante dele. Deixar de realizar o bem por causa da zombaria dos mundanos é declarar-se covarde… é ser derrotado antes da luta.

O Senhor disse: “Sou eu”. Devo imitá-lo e dizer com coragem: “Sou eu”.

Quando um zombador perguntar com ironia: “É você que faz várias visitas ao dia a Jesus Sacramentado?”

Devo responder com coragem: “Sou eu”. Sim, a zombaria dos inimigos de Deus não me desanima; pelo contrário, torna-me ousado e valente.

O tirano do respeito humano não atrapalha a minha caminhada para Deus. Não deixo de caminhar para dar atenção ao – que dirão os homens? Não posso abandonar a Deus para ser escravo de um fantasma.

O que dizem os homens são palavras que o vento leva. Devo dizer a todos com convicção e coragem: “Sou eu”.

Nosso Senhor disse aos inimigos: “Sou eu”. Não posso ser diferente… devo seguir o meu Mestre.

Quando um mundano perguntar por curiosidade: “É você que segue a Jesus Cristo com fidelidade?”

Devo responder com alegria: “Sou eu”. Sim, sigo a Cristo Jesus e jamais o abandonarei… Ele é o meu Salvador e jamais encontrarei proteção longe d’Ele.

O respeito humano jamais me afastará da presença do Senhor. O Salvador nunca vacilou; devo seguir os seus passos com firmeza: “Já o seu modo de falar, as repetidas expressões: Eu vim, Eu não vim, traduzem bem esse ‘sim’ e esse ‘não’, conscientes e inabaláveis, e essa submissão absoluta à vontade do Pai que constitui a sua lei de vida. Durante todo o seu ministério, nunca foi visto a calcular, hesitar, voltar atrás” (Karl Adam).

Nosso Senhor Jesus Cristo não se escondeu… mas disse abertamente: “Sou eu”… não se inclinou diante dos inimigos tremendo de medo.

Muitos, por medo das dificuldades, voltam as costas para o Senhor e seguem a corrente. É mais cômodo, mas não agrada a Deus!

Devo dizer com o Senhor: “Sou eu”. Não posso abandonar o meu Senhor e a sua Santa Doutrina nas horas difíceis: “Brilhe o exemplo das nossas vidas e não façamos caso algum das críticas” (São João Crisóstomo), e: “Quem segue Jesus deve lembrar-se de que está comprometido com Cristo e com a sua doutrina” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

Devo manifestar a minha fé com convicção e dizer aos perseguidores: “Sou eu”. Sim, eu sigo a Cristo Jesus, meu Salvador… venero a Santíssima Virgem Maria com amor… sou católico… pertenço à única Igreja fundada por Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 09 de novembro de 2017