Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

86 - A Paixão de Jesus nos ensina a lutar pela salvação do próximo

 

 

“… e, com eles, dois outros; um de cada lado e Jesus no meio” (Jo 19, 18).

 

São Dimas, o bom ladrão, reconhece a Jesus Cristo como Salvador… abre o coração para a graça, expulsa as trevas do mesmo… e começa a evangelizar. Olha para Gestas, o mau ladrão, e “luta” para abrir-lhe o coração petrificado pelo ódio e revolta.

São Dimas, agora, na amizade com Deus, quer salvar a alma de Gestas: “Uma alma inflamada do amor de Deus não consegue ficar inativa” (Santa Teresa do Menino Jesus). Os pés e as mãos estão pregados na cruz, mas a língua “trabalha”: “Nem sequer temes a Deus, estando na mesma condenação? Quanto a nós, é de justiça; estamos pagando por nossos atos; mas ele não fez nenhum mal” (Lc 23, 40-41).

São Dimas “bate” no coração petrificado de Gestas para esmorecê-lo… tudo em vão; mas ele não desanima: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres com teu reino” (Lc 23, 42). Quem sabe agora, ouvindo essas palavras, Gestas abre o coração… não podemos desistir do pecador: “Nunca devemos considerar os homens como perdidos e sem esperança de salvação, nem deixar de ajudar com todo empenho os que se encontram em perigo nem demorar em prestar-lhes auxílio. Pelo contrário, reconduzamos ao bom caminho os que se afastaram da verdadeira vida e alegremo-nos com a sua volta à comunhão daqueles que vivem reta e piedosamente” (Santo Astério de Amaséia), e: “Aquele de quem desesperávamos, de repente se converte e se torna ótimo” (Santo Agostinho).

São Dimas “bateu” à porta do coração de Gestas, o mau ladrão, com o “martelo” da verdade… não da melosidade, mentira e adulação.

O bom ladrão não ficou calado diante da rebeldia e revolta do mau ladrão, mas o repreendeu: “Mas o outro, tomando a palavra, o repreendia” (Lc 23, 40). Quem está com Jesus Cristo não pode se desculpar… mas deve evangelizar com sinceridade e valentia. Deve evangelizar a todos com amor, paciência e sinceridade: “Não há nada mais frio do que um cristão que não se preocupa pela salvação dos outros” (São João Crisóstomo).

São Dimas “roubou” o céu e queria também “roubar” o coração de Gestas, o mau ladrão. Jesus Cristo, Deus Eterno, abriu o Coração para ele: “… hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43); mas Gestas permaneceu com o coração fechado.

Quem ama não desiste, mas trabalha com fervor para salvar as almas.

O bom ladrão poderia “inventar” uma desculpa dizendo que estava na cruz, sofrendo muito… mas não, lutou até o fim para salvar o “amigo”… cumpriu o seu dever: “Não digas: não posso ajudá-los, porque, se és cristão de verdade, é impossível que não o possas fazer” (São João Crisóstomo).

Antes, São Dimas era “missionário” da carne, do mundo e do demônio; agora,  na cruz… no Calvário… crucificado… tornou-se missionário de Jesus Cristo, e começou com muito fervor e valentia o trabalho pela salvação das almas.

O verdadeiro missionário não reclama das dificuldades, dores, obstáculos, perseguições… mas trabalha com fervor para  a glória de Deus e pelo bem das lamas… sem desânimo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 10 de novembro de 2017