Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

87 - A Paixão de Jesus nos ensina a enfrentar os atrevidos

 

 

“Judas, que o estava traindo, estava também com eles. Quando Jesus lhes disse ‘sou eu’, recuaram e caíram por terra” (Jo 18, 5-6).

 

Nosso Senhor, o Deus Forte e Poderoso, disse: “Sou eu”… e caíram por terra.

Onde está Judas e o seu atrevimento? Judas e a sua rebeldia? Onde estão os soldados fortes, suas espadas e paus? Onde estão os soldados cheios de ódio e de inveja? Caídos por terra… nenhuma criatura rebelde permaneceu de pé diante do Deus Forte: “Onde estava agora a coorte dos soldados e os ministros dos Príncipes e dos Fariseus?” Onde o terror e a fortaleza das armas?” (Santo Agostinho).

Nada pode vencer o Senhor… nem espadas, nem paus… nem uma multidão furiosa. O Salvador é forte e não pode ser derrotado.

Aquele que enfrenta o Senhor será “esmagado” pelo seu poder: “Diz: sou eu, e esmaga os ímpios” (Santo Agostinho).

A força de Jesus Cristo é encantadora… infeliz da pessoa que zomba do seu poder. O Senhor pode tudo: “Que não fará quando vier para julgar, se realizou isto quando estava para ser julgado? Qual não será o seu poder quando vier para reinar, se foi tão grande o seu poder quando veio para morrer?” (Santo Agostinho).

Judas Iscariotes, com o coração cheio de ódio e de inveja, estava na frente… guia cego guiando uma multidão de cegos. Encontraram quem procuravam, e ouviram: “Sou eu”. O Senhor não fugiu, não se escondeu: “Por que não o prenderam, mas retrocederam e caíram? Porque assim o quis, aquele que pôde o que quis. Se Jesus não permitisse que o prendessem, eles não lhe faziam aquilo para que tinham vindo, mas Jesus também não faria aquilo para que tinha vindo” (Santo Agostinho).

Quem persegue o Senhor jamais obterá vitória… porque Ele é o Deus da vitória e não da derrota.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 16 de novembro de 2017