Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

90 - A Paixão de Jesus nos ensina a desejar a Eternidade Feliz

 

 

“… e, com eles, dois outros; um de cada lado e Jesus no meio” (Jo 19, 18).

 

São Dimas voltou as costas para o mundo e seus prazeres…  expulsou do coração tudo o que desagrada a Deus. Fixou os olhos em Cristo e no céu… o seu coração está de “mãos” dadas com a Eternidade Feliz… ele a deseja ardentemente.

São Dimas encontrou o Salvador da sua alma… e não quer mais abandoná-lo. Quer contemplá-lo para sempre no céu.

O mundo tornou-se pequeno para o seu coração desejoso do céu. As coisas caducas desse mundo não entrarão mais no seu coração… ele agora pertence somente a Cristo.

Gestas já decidiu… não quer Jesus Cristo… não quer o céu… o seu coração está mergulhado na escuridão, não há nele espaço para a luz. Viveu na rebeldia e vai morrer nas trevas.

O coração do bom ladrão deseja somente o céu… quer adorar a Deus para sempre… quer “recuperar” o tempo perdido… jogado fora.

Todos os homens desejam a felicidade… São Dimas também. Ele sabe que as coisas caducas da terra não podem alegrar um coração sedento da verdadeira felicidade: “Fora de Deus só há alegria efêmera e paz ilusória” (Bem-aventurado Columba Marmion).

São Dimas, o bom ladrão, agora acredita na Vida Eterna, por isso a deseja com toda a sua alma. Ele viveu por muitos anos mergulhado nas trevas… agora quer somente a Luz Eterna.

O bom ladrão agora é feliz! Ele encontrou o caminho do céu e se enveredou por ele… o deseja de todo o coração e alma: “Desejar o céu é o mesmo que desejar a Deus, nosso fim último” (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “O grau mais alto de caridade a que pode chegar uma alma nesta vida é desejar intensamente ir unir-se com Deus e gozar d’Ele no céu” (Santo Tomás de Aquino).

São Dimas foi escravo das coisas passageiras durante muitos anos, agora quer adorar a Deus para sempre no céu: “Enche a alma do desejo de deixar a terra para unir-se perfeitamente a Deus no céu, a fim de amá-lo com todas as suas forças” (Santo Afonso Maria de Ligório).

O bom ladrão está na cruz… o seu coração está vazio das coisas que passam, deixou tudo para trás… está desapegado de tudo e de todos, somente o céu lhe interessa: “Na ordem espiritual, a pureza de coração é uma condição necessária para desejarmos habitualmente o céu; ao mesmo tempo, porém, é também uma consequência desse desejo, na medida em que a alma, quanto mais orientada estiver para o céu, mais se separará do que não lhe serve para alcançá-lo” (Edouard Clerc). O mesmo monge escreve: “O desejo do céu faz nascer o desapego também na ordem material. Basta um mínimo de senso do humor para percebermos que não é necessário estar sempre na vanguarda da moda e que, ao mesmo tempo, é ridículo associar o desejo da vida eterna aos pequenos comodismos daqui de baixo. As almas santas que vivem desejosas do céu mostram-se livres em face de tudo e de si mesmas”.

São Dimas, na cruz, desejou o céu e não recuou, não retrocedeu. Aquele que persevera no caminho estreito, que enfrenta as dificuldades, provações e obstáculos, sem desanimar… deseja com sinceridade o céu. Quem luta sem desistir deseja verdadeiramente a Vida Eterna.

O caminho que conduz ao céu passa pelo Calvário… o bom ladrão está no caminho certo: “A aceitação da dor não é apenas um sinal de que desejamos o céu, mas o meio necessário para alcançá-lo” (Edouard Clerc).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 24 de novembro de 2017