Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

92 - A Paixão de Jesus nos ensina a abrir o coração para Ele

 

 

“… e, com eles, dois outros; um de cada lado e Jesus no meio” (Jo 19, 18).

 

Milhões de pessoas imitam a rebeldia do mau ladrão, Gestas, fechando o coração para a graça, para a salvação… para o amor de Jesus Cristo.

Não basta estar perto do Senhor para se salvar, mas é preciso aceitá-lo como Salvador.

Santo Agostinho escreve: “Temos diante de nós três homens pregados na cruz: um que dá a salvação, um que a recebe, um que a perde”.

O Salvador que dá a salvação não obriga ninguém a recebê-la… deixa livre! São Dimas, o bom ladrão, abriu o coração para o Senhor e se salvou; Gestas, o mau ladrão, fechou o coração para Cristo Jesus e se condenou ao inferno.

O mau ladrão contemplou a Jesus… ouviu sua voz na cruz, contemplou o seu Sangue precioso… viu o quanto o Salvador sofria na cruz, e permaneceu com o coração fechado e cheio de revolta. Não basta estar perto do Salvador… é preciso aceitá-lo… abrir o coração para Ele.

No meio o autor da graça; de um lado um que a aproveita, de outro um que a rejeita. No meio o modelo e o original; à direita um imitador fiel no sofrimento e na paciência, à esquerda um adversário sacrílego. De uma parte um que sofre com submissão, da outra um que se revolta contra o castigo. Um justo, um pecador penitente, um pecador endurecido. Um justo que sofre porque assim o quer, e merece por seus sofrimentos a salvação de todos os culpados; um pecador que sofre com submissão e se converte, recebendo, no mesmo instante, a certeza do céu; um pecador que sofre como um rebelde, e começa desde essa vida o seu inferno. Discernimento terrível! Ambos sofrem com Jesus, mas somente um é companheiro da sua glória! Assim nos mostra o Salvador a paternal bondade com que sabe acolher aos que sofrem como filhos, e o juízo terrível que exerce sobre os que sofrem como rebeldes (Bossuet).

O coração contrito e humilhado agrada a Jesus Cristo; mas o coração revoltado e desesperado não pode agradar o Salvador.

Aquele que se desespera e que se revolta nas horas difíceis… é discípulo de Gestas, o mau ladrão. Ele se condenou porque quis… de livre e espontânea vontade voltou as costas para o Salvador. Esteve próximo da misericórdia… mas trancou o coração para ela.

A misericórdia do Senhor é infinita, mas não é “agressiva”… ela não “violenta” a liberdade do pecador.

São Dimas, o bom ladrão, mergulhou na fonte da misericórdia… e se salvou; Gestas, o mau ladrão, se desesperou e se perdeu eternamente.

Infeliz daquele que brinca e abusa da bondade de Jesus Cristo… que deixa Cristo passar com o seu amor e perdão: “Tenho medo de Cristo que passa” (Santo Agostinho).

Gestas ficou “frente” a “frente” com Jesus no Calvário e não abriu o coração para o Salvador. Hoje, infelizmente, milhões de pessoas também ficam “frente” a “frente” com o Senhor… na Confissão, na Santa Missa, no Santo Retiro… e não abrem o coração para a misericórdia do Salvador. Muitas pessoas se aproximam da Confissão com o coração fechado… e saem dela com o coração lacrado… cometem sacrilégio, sem arrependimento nem propósito.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 01 de dezembro de 2017