Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

94 - A Paixão de Jesus nos ensina a suportar com fé as provações

 

 

Jesus Cristo, no Getsêmani, ensina-nos a santificar as provações da vida.

No oceano de sofrimentos no Getsêmani, o Salvador recorre a três meios:

1.º ORAÇÃO: Separa-se de seus Apóstolos e reza… Já estava no Getsêmani, lugar silencioso… mas quis ficar só para rezar… então afastou-se dos Apóstolos. Duas vezes interrompe a sua oração… e duas vezes a continua; e quanto mais aumenta a sua angústia, tanto mais reza.

Infeliz da pessoa que busca apoio e consolo nas criaturas durante as tribulações… com certeza ficará mais amargurada. Aquele que recorre a Deus será consolado.

Na oração encontramos força para vencermos todos os obstáculos… para continuarmos de pé diante das “tempestades” que surgem pelo caminho.

Nosso Senhor rezou durante a provação no Getsêmani. Ele não desanimou, não se entregou… rezou… rezou e confiou.

Imitemos o exemplo de Jesus, rezando com fervor nas horas difíceis… sem a força do alto jamais obteremos vitória.

Devemos rezar sempre! A nossa oração deve ser contínua, porque as provações não cessam… as dificuldades e provações são diárias. É preciso perseverar na oração, porque os obstáculos são muitos e “altos”.

Aquele que deixa a oração nos momentos difíceis será “varrido” pela fúria do “vento” das provações… é preciso buscar apoio e proteção no Deus que tudo pode.

Ao invés de fixar os olhos nas dificuldades, devemos fixá-los no Deus Forte e Poderoso… rezando e implorando a sua ajuda.

É nas asas da oração que “voaremos” sobre o “terreno” árido das dificuldades… sem a oração seremos vencidos. Aquele que reza com confiança torna-se “onipotente”…  pode tudo: vence o mundo, o demônio e a carne… suporta os ataques dos perseguidores… permanece firme diante dos ventos contrários… não abre o coração para o desânimo e não inclina a cabeça diante dos obstáculos.

2.º JESUS CRISTO CONFORMA-SE COM A VONTADE DE DEUS: No Getsêmani, Nosso Senhor não revolta… não murmura… não reclama… mas conforma-se com a vontade de Deus. Pede, mergulhado num mar de angústia, que o Pai faça a sua Santa Vontade e não a d’Ele.

Se todos os padecimentos não são acompanhados desta resignação à vontade divina, não só perdem o seu mérito, mas transformam-se em ocasiões de pecado com as nossas impaciências e lamentações.

Nosso Senhor nos ensina a aceitar a vontade de Deus com serenidade, paz e alegria. Quem não faz a vontade de Deus vive na amargura.

Aquele que faz a vontade de Deus com amor e alegria está bem adiantado no caminho da santidade. Quem volta as costas para a vontade do Senhor não pode agradá-lo e entra pelo caminho da condenação.

3.º JESUS, NO MEIO DAS SUAS DORES, SOFRE COM PACIÊNCIA A INDIFERENÇA DOS SEUS APÓSTOLOS: Nosso Senhor Jesus Cristo encontrou os Apóstolos dormindo, não somente uma vez, mesmo depois de ter pedido que vigiassem e rezassem; sem se irritar chama-lhes a atenção com caridade e paciência… e exorta-os novamente: “Como assim? Não fostes capazes de vigiar comigo por uma hora! Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26, 40-41).

Deste modo o Senhor ensina-nos a nunca afligirmos os outros com as nossas dores pessoais, a não nos queixarmos da sua indiferença e a desculparmos as suas injustiças. Não fazemos nós muitas vezes o contrário?

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 18 de janeiro de 2018