Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

96 - A Paixão de Jesus nos ensina a afabilidade

 

 

“Jesus disse a Pedro: ‘Embainha a tua espada’” (Jo 18, 11).

 

Jesus Cristo, Manso Cordeiro, sabe muito bem que a espada de aço fere, mas não aplaca os corações; pelo contrário, torna-os mais violentos, rebeldes e duros… enquanto que a mansidão abranda os corações revoltados.

Nosso Senhor mandou que Pedro guardasse a espada de aço, para ficar “exposta” somente a “espada” da mansidão… ela é a “arma” certa para converter os corações: “A afabilidade, o amor e a humildade têm uma força maravilhosa para ganhar os corações dos homens e levá-los a abraçar as coisas mais desagradáveis à natureza humana” (São Vicente de Paulo).

Existe uma espada muito perigosa… é a “espada” da língua; essa deve ficar bem guardada na “bainha” que é a boca.

A espada da “língua”, se não for bem usada, pode ferir o próximo e provocar divisões e revoltas.

O Senhor pediu que Pedro guardasse a espada de aço… Ele veio para conquistar as almas pela mansidão e não para afastá-las do caminho da salvação.

Nosso Salvador quer que sejamos verdadeiros e mansos, não “pagando” violência com violência. Ele quer que sejamos mansos principalmente na correção fraterna: “Ganha-se mais sendo manso do que severo” (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “Não há nada mais amargo que a noz; mas quando bem preparada, torna-se doce e agradável. O mesmo se dá com as repreensões; embora sejam em si desagradáveis, contudo quando feitas com amor e bondade, são bem aceitas e produzem maior proveito” (São Francisco de Sales).

Aquele que ama verdadeiramente a Jesus Cristo permanece manso nas provações… confia no Senhor e espera n’Ele: “Conhecemos o espírito de uma pessoa nas horas difíceis” (Santo Afonso Maria de Ligório).

São Pedro quis resolver usando a força… a espada de aço para ferir o inimigo, e, tudo indica, para intimidar os outros. Ele, mesmo sendo um apóstolo do Salvador, não pensava naquele momento em salvar as almas dos perseguidores… mas somente em salvar o Mestre. Jesus Cristo veio para salvar a todos… não para ferir; então mandou que São Pedro guardasse a espada.

A mansidão conquista… enquanto que a violência dispersa e divide.

Nosso Senhor veio para “laçar” os corações rebeldes com o “laço” da mansidão do seu Coração! Ele cumpre a sua missão de Salvador com a sua mansidão… não com a violência. Ele veio para esmorecer os corações, não para petrificá-los: “Jesus propõe a mansidão com a condição de fazer o bem, a fim de conquistar os irmãos para Deus. A violência a ninguém convence, mas antes indispõe e endurece os corações. A mansidão, ao contrário, submete e salva” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Jesus disse para São Pedro: “Embainha a tua espada” (Jo 18, 11). O Senhor quer enfrentar os seus inimigos com a mansidão do seu Coração.

Aprendamos do Senhor que a mansidão é o melhor remédio para vencer a violência: “A mansidão de Jesus é medicina para nossas iras, nossas indignações, nossas violências e impaciências. A cólera ofusca a inteligência, arrasta a vontade a atos irrefletidos e, portanto, menos humanos. A mansidão não conhece inimigos!” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 01 de fevereiro de 2018