Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 169

(29 de maio de 2018)

 

 

 

Português: No Evangelho de São Lucas 1, 45 diz: “Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” Exorta-nos Santo Ildefonso: “Imitai a fé insigne de Maria”. Mas como havemos de imitá-la? A fé é ao mesmo tempo dom e virtude. É dom de Deus, enquanto é uma luz que Deus infunde na alma. É virtude, quanto ao exercício que dela faz a alma. Por isso a fé não só nos há de servir de regra para crer, mas também para agir; porquanto, como diz São Gregório: “Crê verdadeiramente aquele que põe em prática as verdades que a fé lhe ensina. É isto ter uma fé viva, o viver segundo se crê, assim como, no dizer do Apóstolo, cada justo deve viver: O meu justo vive pela fé”.

 

Espanhol: En el Evangelio de San Lucas 1, 45 dice: “Feliz aquella que creyó, pues lo que le fue dicho de la parte del Señor será cumplido!” Nos exhorta Santo Ildefonso: “Imitad la fe insigne de María”. Pero como hemos de imitarla? La fe es a la vez don y virtud. Es don de Dios, mientras es una luz que Dios infunde en el alma. Es virtud, en cuanto al ejercicio que de ella hace el alma. Por eso la fe no sólo nos hay de servir de regla para creer, pero también para actuar; por cuanto, como dice San Gregorio: “Cree verdaderamente  aquel que pone en práctica las verdades que la fe le enseña. Es esto tener una fe viva, el vivir según se cree, así como, en el decir del Apóstol, cada justo debe vivir: El mío justo vive por la fe”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/as_religiosas_e_colaboradoras/169.htm