Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

MENSAGEM Nº 06

(06 de abril de 2018)

 

 

 

No Evangelho de São Lucas diz: “Naquela mesma hora, levantaram-se e voltaram para Jerusalém” (Lc 24, 33).

Os discípulos de Emaús não ficaram de braços cruzados, na “poltronice”, no comodismo, frios e indiferentes, depois que “descobriram” que era o Senhor; mas levantaram-se e foram apressadamente para Jerusalém... para falar que o Senhor havia ressuscitado... que o Mestre esteve com eles... na casa deles. Aquele que “descobre” Jesus, que abre o coração para Ele... não pode ficar indiferente e sonolento... mas deve torná-lo conhecido em todos os ambientes... deve dizer a todos que a vida longe do Senhor é vazia... deve aquecer os corações frios e indiferentes. Não podemos “deter” o Salvador somente para nós!

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena escreve: “Na realidade, podemos ter o Senhor junto de nós, caminhar ao seu lado e não o reconhecer! Podemos ter grande conhecimento da Escritura e não lhe apanhar o sentido profundo que revela Deus” (Intimidade Divina).

São Gregório Magno ensina: “E eis que vos oferecem hospitalidade... preparam a mesa, e vos servem pão e iguarias; e como não vos tinham reconhecido quando lhes explicáveis as Escrituras, vos reconhecem na fração do pão. Enquanto apenas ouviam vossos preceitos, não foram iluminados, mas o foram ao observá-los. Ó Senhor, se quero compreender as coisas que ouço de vós, devo imediatamente pô-las em prática” (Homiliae in Evangelia 23, 1-3).

O Pe. Luiz da Ponte escreve: “Ó Senhor, não permitais que minhas culpas ofusquem os olhos do meu espírito, de modo que, tendo-vos presente, não vos veja, e, ouvindo no coração vossa voz, não vos reconheça. Se por vossa misteriosa providência, vos quiserdes ocultar, não me falte a presença de vossa graça, a fim de que não deixe eu, por minha fraqueza, de fazer o que devo” (Meditações).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos benfeitores da Associação São José”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/benfeitores/2018/006.htm