Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

MENSAGEM Nº 031

(01 de maio de 2018)

 

 

 

No Evangelho de São Lucas diz: “Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa...” (Lc 1, 39).

Nossa Senhora, criatura generosa, caridosa, serviçal e amorosa... não ficou acomodada na “poltronice”... adormecida no egoísmo, de braços cruzados... quando ficou sabendo que sua prima Santa Isabel necessitava da sua ajuda. Ela, criatura prestativa, pôs-se a caminho para Ain-Karim, cidade onde Santa Isabel morava (7 km de Jerusalém e 150 de Nazaré). E nós, que somos seguidores e devotos dela... somos generosos e prestativos quando alguém necessita da nossa ajuda ou fechamos o coração para o próximo? É assim que imitamos a generosidade da Virgem Maria? Ser devoto de Nossa Senhora para carregar um terço no pescoço e chamá-la de mãezinha é muito fácil... o importante é “viver Maria” (São Gabriel da Virgem Dolorosa). Devemos acordar para a verdadeira devoção... abrindo o nosso coração para as pessoas que necessitam da nossa ajuda. Ser devoto de Nossa Senhora e viver de braços cruzados é uma contradição monstruosa.

Romano, o Melódio, escreve: “Cantando vosso Filho, ó Mãe de Deus, todos vos celebramos como templo vivo” (Hino acatístico, 234).

São Bernardo de Claraval ensina: “Ó Maria, fostes ‘às pressas, à região montanhosa’ para saudar Isabel, e em seu serviço permanecestes por três meses...” (De aquaeductu, 9).

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena escreve: “Maria é a filha de Jerusalém convidada a alegrar-se por ter-se Deus feito singularmente presente nela, encarnando-se em seu seio virginal” (Intimidade Divina, 390, 1).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos benfeitores da Associação São José”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/benfeitores/2018/031.htm