Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

MENSAGEM Nº 053

(23 de maio de 2018)

 

 

 

No Evangelho de São Lucas diz: “Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel” (Lc 1, 40).

A Virgem Maria chegou à casa de Santa Isabel e a saudou... a cumprimentou... não ficou amoitada no jardim nem escondida atrás da porta. Ela nos ensina a boa educação, principalmente para aquelas pessoas grossas, frias, mal educadas, ignorantes, rudes... chamadas também de “bichos”.

É bom lembrar:

Quem chega é quem tem a obrigação de cumprimentar as pessoas presentes.

Ao cumprimentar jamais mantenha as mãos nos bolsos.

A opção de apertar-se a mão, ou ofertar um beijo, será feito de acordo à circunstância e o grau de intimidade que se mantém com a pessoa que está sendo cumprimentada.

O aperto de mão deve ser feito com firmeza, olhando a pessoa nos olhos. É um gesto caloroso e franco. Deve-se evitar um aperto com a mão flácida ou apertar com força demasiada a mão de outra pessoa.

O sorriso deve sempre acompanhar um cumprimento.

O beija-mão, menos utilizado atualmente, continua a ser a maneira mais elegante de um homem cumprimentar uma senhora. O homem, ao pretender beijar a mão de uma mulher, deve inclinar-se ligeiramente, enquanto segura a mão e simula um beijo. Jamais toca-se a mão feminina com os lábios. O beijo é gesticular e a curta distância. É importante fazê-lo com naturalidade, tanto da parte do homem como da senhora, do contrário poderá causar uma impressão de afetação ou teatralização.

Existem certas pessoas caipiras que chegam numa casa e ficam nos cantos como se fossem “monstrinhos” emburrados. Haja caipiragem! Existe capiau em todos os ambientes.

Santo Inácio, mártir, escreve: “Maria é um escudo inexpugnável para aqueles que andam empenhados no combate”.

Santo Efrém ensina: “Maria é a salvaguarda dos que nela confiam”.

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Defendei-me, pois, e combatei por mim, que em vós deposito toda a minha confiança e toda a minha esperança”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos benfeitores da Associação São José”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/benfeitores/2018/053.htm