Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

MENSAGEM Nº 101

(10 de julho de 2018)

 

 

 

Na Carta de São Paulo aos Efésios diz: “E vós, maridos, amai as vossas mulheres... e a mulher respeite o seu marido” (Ef 5, 25. 33).

No lar que vive sem Deus não pode reinar o respeito. É preciso que haja amizade com Deus no matrimônio... somente assim haverá respeito e união na família. Para a felicidade do matrimônio é necessário a amizade constante com Jesus Cristo; se faltar essa amizade ou a mesma diminuir, grandes perigos poderão surgir para a alma, e o estado, em si tão santo, poderá transformar-se em instrumento de perdição. Tomando, porém, Jesus por companheiro em sua barca, em horas difíceis, basta a Ele recorrer para imediatamente se estabelecer a calma. Os casados nunca se devem esquecer desta verdade. Lembrem-se que a graça e o auxílio de Deus lhes são necessários (Pe. João Batista Lehmann). Alguém já experimentou um sorvete com sal? Deve ser horrível! É esse o “sabor” dum lar sem Deus: salgado, insuportável e intragável. O casal deve “competir” com os anjos na santidade, não com o capeta na maldade.

O Papa Francisco diz: “O amor tem sempre um sentido de profunda compaixão que leva a aceitar o outro como parte deste mundo, também quando atua de um modo diferente ao qual eu desejaria”.

O Papa Francisco também escreve: “O problema surge quando exigimos que as relações sejam idílicas, ou que as pessoas sejam perfeitas, ou quando nos colocamos no centro e esperamos que se cumpra unicamente a nossa vontade. Então tudo nos impacienta, tudo nos leva a reagir com agressividade”.

O Papa Francisco ainda ensina: “Quem ama não só evita falar muito de si mesmo, mas, porque está centrado nos outros, sabe manter-se no seu lugar sem pretender estar no centro”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos benfeitores da Associação São José”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/benfeitores/2018/101.htm