Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

MENSAGEM Nº 105

(14 de julho de 2018)

 

 

 

Na Carta de São Paulo aos Efésios diz: “E vós, maridos, amai as vossas mulheres… e a mulher respeite o seu marido” (Ef 5, 25. 33).

O amor do casal deve estar enraizado em Deus, deve ser grande, forte, desinteressado e constante. O marido deve amar sua mulher, como Cristo ama sua Igreja. O puro amor mútuo traz em seu bojo algo de perigo para o amor de Deus, que deve superar qualquer outro amor terreno. Como é difícil dividir o amor com igualdade, de sorte que queixa não possa haver, ou por outra, que o cônjuge seja amado unicamente em Deus. Divisão é inadmissível. Odiar e amar: por amor de Deus não consentir em nenhuma ação má da outra parte! Como é difícil! O dever do amor fica, mas a afeição pode resfriar e resfria, o que significa mais um perigo ao amor conjugal. Raros são os casos de completa harmonia entre dois corações. Se isto se der no matrimônio, quantas então não serão as rixas, as desinteligências, senão perturbações ainda mais graves da felicidade em família. Como então cumprirão o seu dever do amor, solenemente em face da Igreja? (Pe. João Batista Lehmann). O casal precisa cultivar o verdadeiro amor… amor sem interesse… amor verdadeiro… amor sem divisão… amor que não escraviza. Amar não significa controlar; mas sim, confiar! Se o casal colocar Deus como centro da família, essa jamais será destruída.

São Francisco de Sales diz: “Ó casados, não se deve dizer: amai-vos um ao outro com o amor natural, porque os casais de pombos fazem isto muito bem”.

São Francisco de Sales também escreve: “Conservai, pois, ó maridos um terno, constante e cordial amor a vossas mulheres”.

São Francisco de Sales ainda ensina: “Por isto foi a mulher tirada do lado mais chegado ao coração do primeiro homem, para que fosse amada por ele cordial e ternamente”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos benfeitores da Associação São José”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/benfeitores/2018/105.htm