Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

MENSAGEM Nº 118

(27 de julho de 2018)

 

 

 

Na Carta de São Paulo aos Efésios diz: “E vós, maridos, amai as vossas mulheres... e a mulher respeite o seu marido” (Ef 5, 25. 33).

O casal deve se preocupar muito em dar bom exemplo, em ser luz para os filhos... somente se dando respeito é possível exigir algo deles. O dever de dar bom exemplo é o próprio Jesus quem no-lo recorda, com as sérias palavras que proferiu, falando da sedução e do escândalo: “E aquele que receber uma criança como esta por causa do meu nome, recebe a mim. Caso alguém escandalize um destes pequeninos que creem em mim, melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezas do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! É necessário que haja escândalos, mas ai do homem pelo qual o escândalo vem!” (Mt 18, 5-7). Portanto, os pais devem evitar tudo o que pode dar aos filhos ocasião de pecarem! Devem conviver em união e paz, em piedade e temor de Deus, a fim de servirem de modelo e edificação para os filhos (Pe. João Batista Lehmann).

O Pe. Leo J. Trese diz: “Mesmo que não houvesse filhos a levar em conta, o fim secundário do matrimônio continuaria a exigir uma união permanente”.

O Pe. Leo J. Trese também escreve: “É triste ver que, às vezes, algumas pessoas põem mais cuidado na escolha de um carro ou da casa que na do marido ou da esposa, apesar de se tratar de uma união por toda a vida, indissolúvel, para as horas boas ou as horas más”.

O Pe. Leo J. Trese ainda ensina: “Quando chega a idade de casar-se, o pai e a mãe não têm que fazer a escolha em lugar do filho e da filha. É o filho ou a filha quem terá de viver com o conjugue escolhido, e devem ser eles a tomar a decisão”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos benfeitores da Associação São José”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/benfeitores/2018/118.htm