Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 35

(07/03/2018)

 

 

 

Na Carta de São Paulo aos Gálatas diz: “Quanto a mim, não aconteça gloriar-me senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” (Gl 6, 14).

Quem quiser ser amigo de Jesus Cristo e entrar na Vida Eterna deve percorrer o caminho percorrido pelo Senhor. Ele sofreu e a nossa vida não pode ser diferente. Aquele que busca uma vida fácil jamais terá paz na alma e alegria de seguir o Salvador, porque Ele não está na porta larga e no caminho espaçoso. Jesus está a caminho para Jerusalém, onde será crucificado, e à multidão que o segue declara a necessidade de carregar, com Ele, a cruz, com amor e constância. Carregou a cruz até morrer cravado nela; não há de pensar o cristão em carregá-la só uma ou outra vez na vida e, sim, abraçá-la cada dia até a morte. Como não é lícito preferir a Cristo criatura alguma, nem a mais querida, muito menos o seria antepor-lhe o próprio bem-estar, vantagens ou satisfações próprias. Para acompanhar quem morreu na cruz para nos salvar, havemos de estar dispostos a também arriscar a vida; é a sabedoria ensinada por Jesus, tão oposta aos raciocínios humanos que se preocupam com os bens transitórios e descuidam os eternos (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Santa Gema Galgani “cantou” sobre a cruz: “Paixão de Jesus… Vamos todos a Jesus na Cruz. Um Deus crucificado! Junto de Ti não se sofre mais. Paixão de Jesus… Que eu possa sofrer tanto e contigo; é sempre para mim um dia de festa. Ó espinhos, ó Cruz, ó pregos, quantas vezes eu vos disse? Vingai sobre mim, não sobre Jesus. Ó Cruz, por que te vingas sobre Jesus? Sobre Jesus não, sobre mim… Estou na Cruz de verdade. Ó Cruz santa, contigo quero viver, contigo quero morrer. Agradeço-te, que por teu amor, me reténs na Cruz. Se Tu não me retivesses assim na Cruz, quantas vezes te haveria abandonado! Ó Paixão, Paixão de Jesus, eu te amo! Amo sim a Cruz, por que sei que a Cruz está sobre os ombros de Jesus. Paixão de Jesus!… Anjos do céu vinde, vinde todos a compadecer Jesus. Se eu devesse estar no mundo, um momento sequer sem sofrer, dir-te-ia: Faze-me morrer neste instante. Àquele mesmo cálice ao qual Jesus, aproximaste teus lábios, desejo beber eu também. Ó Jesus, eu sei que te é cara a Cruz… Peço-te: ou crucifica minha alma, ou faze-me morrer… Não te importes com o meu pranto: podes crucificar-me… Ó pudesse mergulhar na Paixão de Jesus como desejo!… Quando estarei toda imersa nas chagas do meu Jesus, naqueles espinhos, pregos, tormentos?… Meu Deus, a mim as tuas chagas. Elas são minhas e não mais tuas: quero-as. Sim, meu Jesus, as chagas que te fiz não são tuas, são minhas. Que eu sofra ó Jesus, que eu sofra sempre, e este sofrer me sirva de expiação. Quando meus lábios se aproximarem dos teus para beijar-te, faze-me sentir o teu fel. Quando meus ombros se apoiarem nos teus, faze-me sentir os teus flagelos. Quando tua carne se unir à minha, faze-me sentir tua paixão. Quando minha cabeça se aproximar da tua, faze-me sentir teus espinhos. Quando o meu coração se achegar ao teu, faze-me sentir tua lança e Tu estarás sempre comigo – assim – na cruz. Ó Jesus eu te percebo: sinto o teu sangue que corre nas minhas veias. Jesus eu te sinto! Quem me separará de ti Jesus? A tribulação talvez, a cruz? Quanto me alegra, que depois de tanto cansada pelo combate, posso repousar-me um pouco junto ao Teu coração. E junto ao Teu coração, como se está bem… A cruz, pois, será minha consolação, minha doçura, glória minha. Mesmo se gemer os meus sentidos, se entristecer o amor próprio, tremendo as paixões, se ressentir a natureza… Se eu for tua companheira nas penas, sê-lo-ei também na glória” (Trecho do canto sobre a cruz).

Um religioso anônimo escreve: “Seja o teu crucifixo o primeiro recurso no tempo das tribulações. Por muito que esteja enfraquecida a tua coragem, nele encontrarás a força necessária. Por muita amargura que te encha o coração, serás consolado. Sofres por parte dos homens? A cruz há de mostrar-te o maior dos Pais, dos Mestres, dos Justos, dos Amigos – ultrajado, abandonado e perseguido. Da parte do Inferno é que sofres? Vê na cruz o bom Jesus – alvo de todas as fúrias infernais. Pensarás que te trate rigorosamente o Céu? Considera um momento todo o rigor que o Pai Celeste exerceu sobre o Filho bem-amado! Castiga-te Deus os pecados com algumas penas temporais? Que são tais penas em comparação com as que sofreu Jesus para te livrar das eternas?” (Imitação de Maria).

Dom Duarte Leopoldo escreve: “Meu crucifixo! Tu me ensinas como e até quando me será preciso amar o meu próximo. ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’… me dizes tu. Mandamento difícil e humilhante. Se se tratasse de fazer bem aos que me fizeram bem, fácil e deleitoso me seria o cumprir a tua vontade, pois ela encontraria eco dentro do meu próprio coração. Mas tu queres que eu perdoe aos que me fizeram mal, não somente que lhes perdoe, mas que os ame ainda como tu mesmo nos amaste. E eu vi as tuas chagas, contemplei-te as mãos e os pés transpassados de duros cravos, a cabeça coroada de espinhos, os braços abertos em atitude de perdão. E eu disse e repito, inteiramente rendido aos argumentos do teu amor: Sim, ó meu Jesus, perdoo-lhes por amor de ti, perdoo-lhes porque mais gravemente tenho eu te ofendido, do que eles a mim” (Trecho: Meu crucifixo).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

Ajude-nos!

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos leitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/diaria_aos_leitores/2018/035.htm