Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 57

(29/03/2018)

 

 

 

Na Carta de São Paulo aos Hebreus diz: “Vemos, todavia, a Jesus, que foi feito, por um pouco, menor que os anjos, por causa dos sofrimentos da morte, coroado de honra e de glória. É que pela graça de Deus ele provou a morte em favor de todos os homens. Convinha, de fato, que aquele por quem e para quem todas as coisas existem, querendo conduzir muitos filhos à glória, levasse à perfeição, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles (Hb 2, 9-10).

Qualquer criatura humana, incluindo Cristo enquanto homem, pode ser considerado em certo sentido como inferior aos Anjos. Esta inferioridade radica, sobretudo, em que o conhecimento humano é menos perfeito que o dos Anjos, já que depende dos sentidos, e na possibilidade de sofrer e de morrer que não têm os Anjos: “Os Anjos são impassíveis e imortais por natureza, de modo que quando Cristo se dignou submeter-se à paixão e à morte rebaixou-se em relação a eles, não porque perdesse a sua plenitude ou a diminuísse em algo, mas porque assumiu a nossa debilidade. Fez-se inferior aos Anjos, não quanto à divindade nem quanto à alma, mas só relativamente ao corpo” (Santo Tomás de Aquino, Comentário sobre os Hebreus, 2, 2).

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Se quisermos ser santos, devemos transformar o nosso gosto. Enquanto não chegarmos a achar doce o que é amargo, e amargo o que é doce, nunca nos poderemos  unir perfeitamente com Deus” (Meditações).

Frei Pedro Sinzig ensina: “O amor de Jesus foi maior que suas forças físicas. Três vezes o Salvador caiu na via dolorosa, sob o peso da cruz, renovando-se cada vez as dores de todas as chagas”(Meditações).

Tomás de Kempis escreve: “Ninguém sente mais vivamente a paixão de Cristo que aquele que padece penas semelhantes. Assim, sempre a cruz está preparada e em qualquer lugar te espera” (Imitação de Cristo).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

Ajude-nos!

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos leitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/diaria_aos_leitores/2018/057.htm