Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 142

(22/06/2018)

 

 

 

Em 1 Pedro 5, 5 diz: “Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (1 Pd 5, 5).

Jesus praticou a humildade de coração não só perante Deus, mas também perante os homens. Quando o acusaram de endemoninhado, respondeu simplesmente: “Eu não estou possesso do demônio...” (Jo 8, 49). Pronto! Era suficiente isto para defender a doutrina de seu Pai. Nenhuma defesa de si mesmo. A Pilatos, que queria libertá-lo, por ter reconhecido sua inocência, Jesus nunca respondeu em defesa própria, exceto quando entrava em juízo a autoridade de Deus. Alegrou-se em seu coração por ter sido humilhado na presença de Herodes, isto é, por ter sido considerado e tratado como louco; mas também aqui não proferiu uma só palavra em sua defesa (Bem-aventurado José Allamano).

São Josemaría Escrivá escreve: “Olha como é humilde o nosso Jesus: um burrico foi o seu trono em Jerusalém”.

Santo Afonso Maria de Ligório ensina: “Para conservar uma casa, duas são as coisas mais necessárias: o alicerce e o telhado. Na casa da nossa santificação, o alicerce é a humildade, reconhecendo que nada somos e nada podemos. O telhado é a proteção de Deus na qual unicamente devemos confiar”.

Tomás de Kempis diz: “Já que aborreces tanto em ser humilhado, é sinal de que não estás morto para o mundo, não tens humildade, não tens Deus como tudo na vida. Quem não tem Deus como tudo, perturba-se com toda a palavra de crítica que escuta”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

Ajude-nos!

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos leitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/diaria_aos_leitores/2018/142.htm