Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 143

(23/06/2018)

 

 

 

Em 1 Pedro 5, 5 diz: “Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (1 Pd 5, 5).

Devemos observar a característica particular da humildade de Jesus, tão diferente da nossa. Nós somos humildes por necessidade, por um imperativo da nossa miserável natureza, dos nossos defeitos, das humilhações que devemos enfrentar mesmo a contragosto. Com Jesus não aconteceu isso. Ele foi humilde por sua plena e espontânea vontade. Podia afastar de si todas as humilhações; entretanto, dispôs que todas elas o atingissem, e as aceitou (Bem-aventurado José Allamano).

São Josemaría Escrivá escreve: “Não é falta de humildade conheceres o progresso da tua alma. – Assim podes agradecê-lo a Deus. – Mas não esqueças que és um pobrezinho, que veste um bom terno... emprestado”.

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena ensina: “Só os humildes são capazes de ceder, tal como Jesus sob o peso da cruz, de aceitar, como Ele, ultrajes, humilhações, injustiças; só nos humildes a cruz pode realizar este trabalho de purificação e de aniquilamento, que prepara o homem para poder ressuscitar com Cristo”.

Santo Afonso Maria de Ligório diz: “Uma pessoa que se apresenta como religiosa, reza, comunga frequentemente, jejua, pratica a mortificação, mas que depois não pode suportar uma injúria, uma palavra picante, mostra ser o que? Mostra que não passa de um pau oco, sem humildade e sem virtude”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

Ajude-nos!

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos leitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/diaria_aos_leitores/2018/143.htm