Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 144

(24/06/2018)

 

 

 

Em 1 Pedro 5, 5 diz: “Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (1 Pd 5, 5).

Se considerarmos a vida sacramental de Jesus no sacrário, não nos parece que ela seja um efeito do seu grande amor pela humildade? Que mais poderia ter feito em seu desejo de abandono, de desprezo? Temendo ser honrado como Deus que é, tudo excogitou e fez para se humilhar. Aqui, efetivamente, seu aniquilamento é total: não deixa transparecer nenhum sinal de sua divindade, nenhum sinal do poder e da sabedoria com que governa o mundo. Em razão deste completo escondimento, muitas vezes os homens o tratam com frieza, ou então o maltratam com sacrilégios. Jesus, entretanto, que previu todas estas coisas, submeteu-se voluntariamente a tudo por humildade (Bem-aventurado José Allamano).

São Josemaría Escrivá escreve: “A tua firmeza em defender o espírito e as normas do apostolado em que trabalhas, não deve fraquejar por falta de humildade. – Essa firmeza não é soberba; é a virtude cardeal da fortaleza”.

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena ensina: “A humildade consiste fundamentalmente em aceitar a própria condição de criatura que nada tem como seu, mas convencida de que tudo o que possui, na ordem do ser e do agir, o recebeu de Deus”.

São João da Cruz diz: “Para se enamorar duma alma não põe Deus os olhos na grandeza dela, mas na grandeza da sua humildade”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

Ajude-nos!

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos leitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/diaria_aos_leitores/2018/144.htm