Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

MENSAGEM Nº 148

(28/06/2018)

 

 

 

Em 1 Pedro 5, 5 diz: “Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (1 Pd 5, 5).

Conta Santo Agostinho que certa vez perguntaram a Demóstenes qual era o primeiro requisito do orador, ao que ele respondeu: “A pronúncia”. – E o segundo? – “A pronúncia”. – E o terceiro? “A pronúncia”. De fato, é inútil ser um poço de sabedoria, se depois o indivíduo não sabe transmiti-la convenientemente. O mesmo Santo Agostinho, interrogado por um certo Dióscoro sobre qual seria a virtude mais importante, respondeu: “A primeira virtude é a humildade; a segunda – a humildade; a terceira – a humildade”. São Jerônimo a denomina: virtude dos cristãos, precisamente porque entra em todas as virtudes, e sem humildade até as coisas boas se estragam. São Cipriano por sua vez, chama-a de fundamento insubstituível da santidade.

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena escreve: “A humildade autêntica nasce do coração, da convicção íntima e profunda do próprio nada diante de Deus”.

O Pe. Alexandrino Monteiro ensina: “A graça perdida só pela humilhação se recupera”.

O Pe. Francisco Fernández Carvajal diz: “Aprenderemos a ser humildes se nos relacionarmos sempre mais intimamente com Jesus”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

 

Ajude-nos!

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Mensagens aos leitores”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/mensagens/diaria_aos_leitores/2018/148.htm